Itapema – Defesa Civil de Itapema monitora e está estrutura desde segunta-feira (5) para preservar a integridade da população durante cheias.
A Defesa Civil de Itapema informa que, até o final da tarde de sexta-feira (9), foram medidos 281 milímetros de água acumulada devido às chuvas intensas da semana. A maior quantidade foi registrada entre a meia-noite de quarta-feira (7) e meia-noite de quinta-feira (8), quando o pluviômetro registrou 126 milímetros acumulados no município. O total de uma semana foi o equivalente ao de cinco meses de chuva na região em períodos normais.
O diretor da Defesa Civil de Itapema, Cristian Barbosa Dias, explica que a situação na cidade foi tranquila, apesar das situações de constante alerta. “Não podemos deixar de ressaltar a desobstrução e desassoreamento constante dos rios e as valas de micro e macro drenagem do município, sobretudo nos bairro Morretes e Jardim Praia Mar, que contribuíram para a amenização do impacto das chuvas”, completa.
Desde a segunda-feira (5), a Defesa Civil de Itapema está estruturada e preparada, em plantão 24 horas, para preservar a integridade da população e para a assistência de possíveis desabrigados. Neste período foram registradas 220 pessoas desalojadas e 58 desabrigadas, em 15 ruas afetadas por cheias, nos bairros Jardim Praia Mar, Morretes e Meia Praia.
O diretor da Defesa Civil de Itapema, Cristian Barbosa Dias, agradece todas as secretarias municipais e todos os servidores públicos, bem como os voluntários da comunidade, que se dispuseram a auxiliar a Defesa Civil durante este período.