Joinville – A criação de um plano de contingência é um dos desafios da Defesa Civil de Joinville para 2010. O assunto foi discutido durante a última reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), realizada nesta quarta-feira (16), na Sala do Colegiado da Prefeitura.
Hoje, apenas a região central possui um plano de contingência. O plano tem como missão definir o que cada órgão de resposta deve fazer em casos de alagamentos, inundações, vendavais, chuvas de granizo e outras situações. A Defesa Civil, com o apoio do Comdec, também quer criar o plano de
emergência, para garantir uma comunicação rápida entre esses órgãos.
Durante a reunião, aberta pelo vice-prefeito e presidente do Comdec, Ingo Butzke, também foi feito um balanço das ações realizadas em 2009. Na sua fala, Butzke ressaltou a importância da criação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) nas Secretarias Regionais.
Entre as principais ações da Defesa Civil neste ano estão a limpeza de 130 quilômetros de rios, numa ação de prevenção a cheias que envolveu a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de
Joinville.
Sobre as enchentes de novembro e dezembro do ano passado, a Defesa Civil elaborou 830 laudos com o diagnóstico das condições das áreas com risco de deslizamentos. Parte desses laudos foi usado para beneficiar famílias com o Auxílio-moradia. Joinville foi o único município catarinense a renovar o benefício.
A Defesa Civil também vistoriou pontos de inundação e emitiu declarações para a liberação de R$ 43 milhões por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os recursos beneficiaram trabalhadores que tiveram suas casas atingidas pelas cheias.
Na área de prevenção, a Defesa Civil e o Nudec orientaram 2.200 alunos de 28 escolas da área rural de Joinville sobre os cuidados ao utilizar os rios para tomar banho durante o verão. As palestras fazem parte do projeto Piava (Prevenção a incidentes de afogamento no verão em água doce). Em paralelo, também foi trabalhada a questão ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza.
Fonte: Assessoria de imprensa