domingo, dezembro 22, 2024

Defesa Civil de Joinville visa criar plano de contingência

Joinville – A criação de um plano de contingência é um dos desafios da Defesa Civil de Joinville para 2010. O assunto foi discutido durante a última reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec), realizada nesta quarta-feira (16), na Sala do Colegiado da Prefeitura.

Hoje, apenas a região central possui um plano de contingência. O plano tem como missão definir o que cada órgão de resposta deve fazer em casos de alagamentos, inundações, vendavais, chuvas de granizo e outras situações. A Defesa Civil, com o apoio do Comdec, também quer criar o plano de
emergência, para garantir uma comunicação rápida entre esses órgãos.

Durante a reunião, aberta pelo vice-prefeito e presidente do Comdec, Ingo Butzke, também foi feito um balanço das ações realizadas em 2009. Na sua fala, Butzke ressaltou a importância da criação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) nas Secretarias Regionais.

Entre as principais ações da Defesa Civil neste ano estão a limpeza de 130 quilômetros de rios, numa ação de prevenção a cheias que envolveu a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de
Joinville.

Sobre as enchentes de novembro e dezembro do ano passado, a Defesa Civil elaborou 830 laudos com o diagnóstico das condições das áreas com risco de deslizamentos. Parte desses laudos foi usado para beneficiar famílias com o Auxílio-moradia. Joinville foi o único município catarinense a renovar o benefício.

A Defesa Civil também vistoriou pontos de inundação e emitiu declarações para a liberação de R$ 43 milhões por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os recursos beneficiaram trabalhadores que tiveram suas casas atingidas pelas cheias.

Na área de prevenção, a Defesa Civil e o Nudec orientaram 2.200 alunos de 28 escolas da área rural de Joinville sobre os cuidados ao utilizar os rios para tomar banho durante o verão. As palestras fazem parte do projeto Piava (Prevenção a incidentes de afogamento no verão em água doce). Em paralelo, também foi trabalhada a questão ambiental, com a conscientização sobre poluição nos locais de banho e preservação da natureza.

Fonte: Assessoria de imprensa

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...