Itajaí – 8 de setembro de 2011 – Nas últimas 48 horas, o acumulado de chuva em Itajaí é de 100 milímetros, deixando a cidade em estado de alerta. A grande quantidade de chuva já começa a causar danos. Neste momento, a equipe da Defesa Civil está percorrendo quatro pontos de deslizamentos: dois na Fazenda (ruas Pedro José João e Lair de Paulo), um na Rodovia Osvaldo Reis e outro no bairro Nossa Senhora das Graças (atrás do presídio), no mesmo local onde havia deslizado na última semana.
Em Blumenau, na última medição às 08 horas de hoje, quinta-feira (08), o Rio Itajaí-açu estava com 7,60 metros, subiu trinta centímetros em uma hora. Em Itajaí, o nível está em 1,23 metros. Já o Rio Itajaí-mirim, no canal retificado está com 1,94 metros e no curso antigo, 1,19 metros.
Recomendações da Defesa Civil:
Deslizamento de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
Alagamentos: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar as janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
A Defesa Civil de Itajaí atende em regime de plantão no telefone 199 e o Corpo de Bombeiros, no 193. Os boletins meteorológicos podem ser acompanhados no www.defesacivil.itajai.sc.gov.br.