Ilhota – O diretor da Defesa Civil de Ilhota, Paulo Drun, juntamente com a geóloga Karel Jockyman e a engenheira civil Silvia Helena de Carvalho, sobrevoaram na tarde de sábado (03) todo o complexo do Baú, que fica a 32 quilômetros do centro da cidade. O voo teve como objetivo analisar a atual situação dos deslizamentos.
Segundo Karel, a vistoria se intensificou nas regiões do Alto Braço do Baú e no Alto Baú. "Do ponto de vista da geologia, por terra não temos muita noção da dimensão e do alcance de um determinado deslizamento. Do alto, conseguimos ver melhor o tamanho e os riscos às casas próximas do local. O nosso olhar, até agora, visa impedir o imprevisto. E, neste sentido, o sobrevôo foi de extrema importância".
O sobrevoo durou cerca de 1 hora e meia. No helicóptero estavam Paulo, Karel, Silvia, e o comandante da aeronave, Coelho. Um novo sobrevôo deve acontecer às 11h desta segunda-feira (05) com a intenção de perceber se houve evolução em alguns pontos desde sábado.
Silvia acrescenta que ainda há muito material solto da tragédia de novembro de 2008. Além disso, os novos deslizamentos estão trazendo ainda mais peso para os morros, o que facilita a ocorrência de novos desmoronamentos. "Percebemos, no voo, que há muitas áreas de instabilidade e trincas por vários pontos dos morros. Às vezes, um desmoronamento pode iniciar num pequeno local, mas como a região ao lado também está instável, eles podem se unir e gerar um grande fluxo de terra, juntando todo o entorno e atingindo residências, como aconteceu em novembro do ano passado".
De acordo com o levantamento dos profissionais, já ocorreram mais de 100 pequenos, médios e grandes deslizamentos. "Nosso maior problema é o isolamento das pessoas. Estamos ajudando na conscientização dessas pessoas para que, quando necessário, elas saiam de suas residências e se desloquem para locais seguros. Aquela região é muita úmida. Temos que investir na revegetação com graminhas e a drenagem dos morros, o que preveniria a incidência de novos deslizamentos", destacou Karel.
A previsão do tempo indica chuvas fortes na madrugada desta segunda-feira (05). Devido ao fenômeno El Niño, a quantidade de chuva em 2009 deve ser duas vezes maior que no ano passado. Como forma de prevenção a esse sistema climático, a Defesa Civil notificou neste final de semana todas as famílias do Morro Azul. "Definimos aquela região como área vermelha e orientamos a todos os moradores para saírem do local e irem para casa de familiares ou amigos. Se necessário, ativaremos os abrigos. Não queremos perder mais vidas", explicou Paulo.
O prefeito Ademar Felisky já decretou situação de emergência no município na última terça-feira, 29 de setembro. E para auxiliar na reconstrução das áreas afetadas, a Prefeitura de Ilhota e a Defesa Civil abriram uma conta de doação no Banco do Brasil. Os interessados podem depositar qualquer quantia na conta 90000-1, agência 3148-8.
Fonte: Assessoría de Imprensa