Maracajá – Desde o ano passado, quando o município de Maracajá recebeu do Governo Federal uma escavadeira hidráulica, vários açudes foram abertos nas propriedades do município, com o intuito da criação de peixes para consumo das famílias e ainda comercialização.
O Departamento de Agricultura intermedeia a compra entre o produtor e a empresa que vende os alevinos, o que facilita muito para os criadores de peixes. “Sentimos essa necessidade, por isso quem tiver interesse bastar procurar o departamento ou a Epagri”, esclarece o agrônomo do município, André Zandonadi.
Segundo o agrônomo, esta compra em grupo barateia o custo para o piscicultor. “A administração não faz investimentos financeiros nesta ação, mas o serviço prestado facilita a atividade do piscicultor, incentivando a criação de peixes no município”, diz.
A cotação dos preços dos alevinos será realizada em duas empresas da região. Estão disponíveis espécies como tilápia, carpa capim, carpa cabeça grande normal ou colorida e carpa húngura.
O agrônomo lembra ainda que é preciso uma avaliação da água antes de colocar os alevinos. Quem precisar de orientação quanto a adubação, correção do PH bastar procurar o Departamento de Agricultura ou a Epagri do município.
Itaionara Recco
UNOPress