domingo, dezembro 22, 2024

Desenvolvimento Rural de Blumenau incentiva piscicultura no município

Blumenau – Com uma produção superior a 700 toneladas por ano, Blumenau se coloca entre os maiores produtores de peixe de água doce do Estado. Por ser uma atividade econômica muito viável, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR), é uma grande incentivadora da piscicultura no município. Por meio dela, os produtores blumenauenses recebem, gratuitamente, orientação técnica sobre o cultivo de peixes de forma sustentável.

Dados de 2010 da Epagri apontam que atualmente o município conta 952 piscicultores, totalizando 2.798 viveiros. Com belas paisagens, que proporcionam bons momentos às famílias, os 20 pesque pagues do município também contribuem com o sucesso do setor aquícola. Neles, são servidas várias espécies de peixes, como, por exemplo, tilápias, jundiá, cascudo, carpas, bagres, pacu, catfish e pintado. Segundo o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Selvino da Silva, nos pesque pagues são consumidos em média 400 toneladas de peixe por ano.

Selvino destaca que a espécie mais viável economicamente é a tilápia. “Ela é a mais consumida através de filé e petiscos e a espécie que os frequentadores de pesque pague mais gostam de pescar”.  Outro peixe nativo que vem se destacando na cidade é o jundiá. Com um ótimo sabor, baixo nível de gordura, altos índices de ômega 3, carne branca e sem espinhas no filé, ele se mostra promissor em termos de retorno para o piscicultor. “Ele possui condições de atender a um mercado exigente pelas excelentes qualidades apresentadas”, afirma Silva.

produção e o consumo de pescado se tornaram uma tradição no município. Para atender essa demanda e para incentivar o agricultor familiar, mensalmente, sempre no primeiro sábado de cada mês, a Diretoria de Desenvolvimento Rural promove a feira do peixe vivo. No mês da Páscoa a programação é intensificada.

Programação da Feira do Peixe Vivo para o mês da Páscoa:

Durante este mês de Páscoa, a Diretoria de Desenvolvimento Rural preparou uma agenda extensa para a Feira do Peixe Vivo que acontece na Feira Livre, próxima a Vila Germânica. Além das feiras aos sábados, também há um cronograma especial para a Semana Santa. Durante este mês a DDR realizou ainda um levantamento dos peque pagues que estarão abertos no dia 31 de março.

Feira do Peixe Vivo (Vila Germânica)

27/03 (quarta-feira), das 8h às 12h

28/03 (quinta-feira), das 8h às 12h

29/03/2013 (sexta-feira), das 8h às 12h

Pesque Pagues que estarão abertos no dia da Páscoa (31 de março):
Recanto Sossego – Rua Theodor Kleine, n° 3410 – Fortaleza Alta
Pesque Pague da Amizade – Rua Gustavo Zimmermann, n° 968 – Itoupava Central
Pesque Pague do Miro – Rua Fernando Buss, n° 409 – Velha
Pesque Pague do Irineu – Rua Adolfo Krause, n° 1136 – Vila Itoupava
Recanto dos Pintados – Rua Gustavo Zimmermann, n° 5200 – Itoupava Central
Pesque Pague Fortaleza – Rua Bruno Hoeltgebaum, n° 320 – Fortaleza
Recanto Divisa Indaial – Rua Nicolau Link, n° 210 – Badenfurt
Pesque Pague Cantinho da Omã – Rua Bernardo Scheidemantel, n° 1364 – Badenfurt.

Talita Catie
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...