Penha – O Sete de Setembro brilhou como nunca em suas cores no Dia da Pátria de Penha, com destaque para o verde e amarelo. 29 escolas e várias entidades marcaram presença no sábado pela manhã, numa solenidade cívica aberta oficialmente pelo prefeito, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), com a presença do expedicionário e ex-presidente da Câmara de Vereadores local, tenente Milton Fonseca, veterano da Segunda Guerra Mundial, o qual esbanjou vitalidade aos 93 anos de idade, acompanhando o desfile em pé, no palanque da Avenida Nereu Ramos.
A abertura do desfile foi feita pela rainha da Festa Nacional do Marisco, Fabíola Francisco, seguida pela Fanfarra Municipal de Penha, coordenada por Beto Leite. No palanque oficial, o presidente da Câmara de Vereadores, Jesuel Capela, o Juju (PSDB), os demais parlamentares, secretários e autoridades diversas, além de integrantes do governo e o vice-prefeito, Mario Guaracy de Souza (DEM).
A cada escola a desfilar, características próprias e um pouco do potencial de criatividade de alunos e professores de Penha. A Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, da rede estadual, trouxe estudantes com vestimentas açorianas, flores e cantorias típicas.
Já a recém-inaugurada, Creche Berçario Anjos do Itapocorói, da rede municipal, mostrou seus pequenos orgulhosos pela nova estrutura da unidade de ensino, em Armação do Itapocorói. Os pequeninos em geral deram um show à parte, sempre ao lado das professoras. Outras presenças de destaque foram a Casa da Amizade, o Rotaracty Clube de Penha, Fundação Municipal de Esportes (FME) e a estreia da Rede Feminina de Combate ao Câncer, fundada neste ano em Penha.
Também houve referência à pesca artesanal, no desfile dos integrantes da Associação de Pescadores Evangélicos do Gravatá, e presença dos capoeiristas do Grupo Brasil, além da Escola Especial da Apae de Penha, alunos integrantes do projeto de inclusão de portadores de deficiência e integrantes da unidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da Praia de Armação. O desfile foi reforçado com a presença da Escola de Educação Básica Edith Prates Gonçalves, de Santa Lídia. A organização estimou em 2.000 pessoas participantes, entre estudantes e espectadores do desfile, que brilhou ainda mais por conta do sábado quente e ensolarado.
Felipe Franco
UNOPress