domingo, dezembro 22, 2024

Desocupação de terras invadidas em Balneário Piçarras irá acontecer no dia 13

Balneário Piçarras – A primeira desocupação de terras invadidas em Balneário Piçarras irá acontecer no dia 13 de abril. O prazo foi fixado pelo Ministério Público para que o Governo Municipal retire cerca de 12 casebres erguidos de forma irregular nas ruas Santa Luzia e Floresta. A ação da Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente (Seplan) ocorre em conjunto com a assistência social do município.

Para evitar conflitos, a equipe da assistência social já está visitando as famílias e oferecendo auxílio para sua retirada. “Uma psicóloga e uma assistente estão preparando as famílias e explicando a situação. Na verdade, a maioria dessas pessoas foi enganada pelos grileiros. Elas irão receber as passagens rodoviárias e o transporte de seus pertences para suas cidades de origem”, explica o coordenador da assistência social, Rogério de Lima.

Para conter as invasões no norte da cidade, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado em 2005 entre o Governo Municipal, a promotora de justiça, Viviani Valcanaia, Celesc e  Casan. De acordo com o documento, as famílias instaladas no local até a data de assinatura receberiam em suas ruas rede elétrica, de água e iluminação pública. Os moradores foram cadastrados e se comprometeram a fiscalizar e denunciar ocupações que ocorressem a partir de então.

O acordo foi cumprido até 2008, quando novas invasões aconteceram. “No ano passado tivemos o maior número. A administração municipal da época foi negligente e fez vistas grossas para a situação, talvez em função do ano eleitoral. Os grileiros voltaram a agir na cidade e mais famílias se instalaram de forma precária nessas ruas”, denuncia o secretário do planejamento e meio ambiente, Luiz Antônio Silvestre. A Seplan calcula que, desde a assinatura do TAC, mais 20 casebres tenham sido construídos de forma irregular.

Fiscalização é intensificada

A ocupação desordenada é reflexo da onda migratória das populações das cidades do interior para o litoral. Nos últimos anos, as construções em terras de marinha e em áreas públicas se intensificaram em todo o município. “Essas pessoas aqui chegam com a esperança de dias melhores e são ludibriadas pelos grileiros. Eles se apresentam como proprietários das terras e ‘vendem’ ilegalmente os imóveis”, explica Silvestre.

Para conter as invasões e construções irregulares, a Seplan está intensificando as fiscalizações. “Estamos notificando e embargando todas as construções em áreas de preservação e fora dos padrões determinados pelo plano diretor da cidade”, avisa o secretário.

O Governo Municipal deve divulgar no próximo mês o Plano Municipal de Habitação com Interesse Social. Elaborado por uma consultoria especializada, o documento irá determinar as políticas habitacionais de Balneário Piçarras. O estudo revela que o déficit habitacional na cidade é de 300 moradias.

Fonte:Leandro Cardozo de Souza
Assessor de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...