Joinville – 27/01/2016 – Relatório divulgado pela Defesa Civil de Joinville informa que após a temperatura atingir picos de 44 graus um forte temporal atingiu vários bairros da zona Sul. A ventania ocorrida entre as 17 e 18 horas da terça-feira (26) destelhou casas, derrubou árvores, suspendeu a energia elétrica em vários pontos e as chuvas alagaram algumas ruas. Até as 23 horas de ontem a Defesa Civil havia contabilizado 38 ocorrências. Os bairros mais atingidos foram o Jarivatuba, Fátima, Itaum, Boehmerwald, Paranaguamirim, Guanabara, João Costa, Ulisses Guimarães e Adhemar Garcia. “Nesta quarta-feira vamos retomar as vistorias para atender ocorrências que continuam a ser informadas por moradores”, disse o gerente da Defesa Civil, Mário Pereira.
Equipes dos Bombeiros Voluntários e da Secretaria do Meio Ambiente também realizam atendimentos em parceria com a Defesa Civil.
A estação Joinville Iate Clube, situada no bairro Espinheiros registrou entre a hora crítica ventos da ordem de 66 km/h. Foram registrados também pequenos alagamentos decorrentes do grande volume de chuva precipitada em curto intervalo de tempo. Os registros de alagamentos ocorreram principalmente na região sul da cidade.
Segundo informações da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) no horário das 19 horas aproximadamente 25 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica por causas acidentais.
Previsão
O temporal desta terça-feira estava previsto pela Defesa Civil de Joinville, que emitiu alerta para fortes pancadas de chuva e raios no decorrer da tarde e noite. A mudança climática ocorre devido à formação de áreas de instabilidades associadas ao calor e à chegada de uma frente fria.
Para esta quarta-feira, a previsão é de que o tempo comece a mudar para ensolarado a partir do período da tarde. Não há previsão para temporais e ventanias para hoje.
Eventos registrados até as 23 horas de terça-feira
Destelhamentos – 14
Queda de árvores sobre residências – 3
Árvores sobre a via pública – 12
Outras ocorrências – 9
Orientações