Urussanga – A vida é cheia de escolhas, e por isso, no dia mundial de luta contra a Aids, os profissionais da secretaria de saúde de Urussanga foram as ruas para conscientizar os moradores de que usar camisinha e garantir a prevenção da doença ainda é a escolha mais correta. Em todos os postos de saúde e em um posto itinerante na Praça Anita Garibaldi foram entregues preservativos, panfletos informativos e também feita a coleta de sangue para o exame. Somente no posto itinerante, mais de 50 pessoas fizeram a coleta.
A dona de casa Ana Ceron Rotta, 62 anos esteve no posto para consultar e levou para os dois netos uma quantia boa de preservativos. Ela disse que fala com eles abertamente sobre sexo e a importância de usar camisinha para não pegar doença e não correr o risco de ter filhos muito cedo, já que a responsabilidade é imensa neste caso. “Eu falo brincando, mas, não deixo de dizer que criança também faz criança”, disse ela.
O coordenador da Vigilância Epidemiológica enfermeiro Tadeu Branco disse que a novidade no que se refere à prevenção é que em Urussanga todos os postos de saúde podem coletar o sangue para o exame de HIV. Assim, quem descobre que é portador do vírus pode tratar mais rapidamente. “Antes era só no Posto Central do bairro Estação e agora deu para colocar em todos e facilitar para a população”.
Fonte : Assessoria de Imprensa