Joinville – Trinta e uma pessoas morreram em acidentes de trabalho no ano passado em Joinville. A triste estatística de 2009 marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas em Acidentes de Trabalho (28 de abril), que é lembrado na Semana Municipal de Saúde e Segurança do Trabalho. Os números são do monitoramento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) criado para dedicar-se à saúde do trabalhador em toda a região Norte e Nordeste de Santa Catarina.
As estatísticas de Joinville referentes aos acidentes de trabalho servem de alerta. Todos os casos foram investigados pela equipe do Cerest. Dos 31 episódios registrados, 29 vítimas são homens e duas mulheres. Mais de 60% dos casos (19) foram registrado no trajeto – ou a caminho do trabalho ou no trânsito. Apenas 38,7% (12) foram os chamados acidentes típicos, ou seja, dentro da empresa. Os números revelam o trânsito (motoristas profissionais, motociclistas ou pedestres) é a principal causa dos acidentes de trabalho na cidade.
O Cerest já tem um trabalho voltado para a área de prevenção a acidentes na construção civil. Ainda na área de prevenção, a Secretaria Municipal da Saúde assinou em 15 de abril, uma convenção coletiva inédita para a melhorias das condições de trabalho em prensas mecânicas e hidráulicas e equipamentos similares. O acordo prevê que, em 54 meses, todas as cerca de 1.300 empresas do setor, usuárias de prensas mecânicas e hidráulicas e equipamentos similares abrangidas pela convenção, instalarão dispositivos de proteção ao trabalhador para promover a sua saúde e segurança.
Fonte: Assessoria de imprensa