Criciúma – As pessoas que dirigem por trabalho, necessidade ou até mesmo lazer, amanhã (25), poderão comemorar o Dia do Motorista. O condutor, além de saber dirigir um veículo, precisa ter a carteira de habilitação e ainda seguir algumas regras impostas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no município, pela CriciumaTrans, entre outros.
Amanhã (25) será considerado o Dia do Motorista porque se comemora o dia do padroeiro desse profissional (São Cristóvão). Para registrar a data, os profissionais da CriciumaTrans realizarão amanhã, a partir das 9 horas, uma blitz educativa na rodovia Luiz Rosso. O local foi escolhido devido ao grande fluxo de carros, ônibus e caminhões.
O tema da Blitz é “segurança é colocar a vida sempre em primeiro lugar”. Dessa forma, os oito profissionais que estarão trabalhando entregarão panfletos sobre o uso de cinto de segurança, uso de telefone celular na direção, dicas de trânsito e direção defensiva.
A diretora técnica da autarquia, Caroline Pain Zanette, explica que esses materiais serão entregues, preferencialmente, a caminhoneiros e motoristas de ônibus, já que esses trabalham diariamente na direção. “Pedimos para que todos coloquem a vida em primeiro lugar e tenham atenção no volante, sempre respeitando as leis de trânsito”, enfatizou.
Após a implantação da “Lei Seca” no Brasil, desde junho de 2008, os motoristas passaram a ter mais uma preocupação, cumprir a Lei 11.705, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. Essa lei determina a proibição do consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas por condutores de veículos. Antes, era permitida a ingestão de até seis decigramas de álcool por litro de sangue (dois copos de cerveja). A punição para o não cumprimento da lei é uma multa no valor de R$ 955,00 além de suspender a carteira de motorista por 12 meses.
Fonte: Assessoría de Imprensa