Muito se fala sobre a necessidade de desenvolver uma boa comunicação no ambiente corporativo. Mas como fazer isso de forma eficaz? Quais as ferramentas eficientes nesse processo?
Dicas práticas extraídas do livro: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios, de Marcos Gross Sharf.
“Os conhecimentos no campo da comunicação muitas vezes são negligenciados. Em todo o processo acontecem falhas na circulação de informações que afetam o trabalho, o clima das empresas, a qualidade da produção e o atendimento. As disfunções da comunicação, os chamados “ruídos”, podem afetar a entrega de produtos, relacionamento com o público final e a carreira profissional”, explica o autor. “Muitas coisas parecem óbvias, mas exatamente por isso são ignoradas”, ressalta.
Abaixo, trechos do livro em que o autor aponta dicas essenciais para conduzir e manter uma comunicação eficiente no ambiente corporativo:
1) “Comunicação “cara a cara”: A comunicação “cara a cara” é o sistema mais rico e eficaz que existe. A comunicação direta tem a capacidade de agregar um conjunto de informações verbais e não verbais que enriquecem a troca de mensagens. Quando não nos permitimos vivenciar essa experiência, privamo-nos daquele intercâmbio vivo e direto que enriquece as relações entre as pessoas e que caracteriza de forma tão singular a cultura brasileira”.
2) “O corpo diz mais do que a fala: Pesquisa do laboratório de psicologia da Universidade da Califórnia (Ucla) confirma que a comunicação humana face a face possui a seguinte composição: 55% são não verbais, 38% acontecem pelo tom de voz e 7% são verbais. Explorar as três esferas da comunicação aumenta a possibilidade de sermos bem-sucedidos e compreendidos em nossas mensagens. O alinhamento das palavras, o tom de voz e a gestualidade neutralizam ruídos de informação, expressam com clareza a intenção do emissor e colaboram para estreitar relações e parcerias com diversos interlocutores.”
3) “Aprenda a ouvir: Atualmente, a “arte de ouvir” é rara entre as pessoas. Na ansiedade por expressarmos nossos pontos de vista, esquecemos que do “outro lado da linha” existe alguém que precisa e quer ser ouvido. Durante uma conversa, quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada, envia uma mensagem que é interpretada positivamente pelo receptor.”
4) “Feedback: Um bom comunicador é aquele que fica atento às reações dos receptores e vai ajustando a mensagem de acordo com a resposta dos destinatários. Estamos falando de um processo chamado “feedback”. O grande drama da comunicação corporativa acontece pelo fato de as pessoas não saberem dar e receber feedback. São milhares de e-mails não respondidos, uma série de ligações telefônicas sem retorno e um desagradável silêncio do “outro lado da linha”, deixando o interlocutor sem parâmetros se a mensagem foi recebida de forma satisfatória.”
5) “Suas mensagens são sua marca: A maneira de nos expressar verbalmente e gestualmente é a nossa “cara”, como um “cartão de visitas” profissional que integra o nosso marketing pessoal. Cada profissão exige uma postura e um código de comunicação. É importante estarmos atentos aos códigos que nos rodeiam para interagirmos com sucesso com nossos interlocutores. A qualidade das mensagens que você envia colabora para valorizar sua marca.”
O AUTOR
Marcos Gross é graduado em comunicação pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, mestre em Linguagem e Comunicação pela Universidade Metodista e pós-graduado em Gestão Comunicacional pela USP. Atua como professor de pós-graduação da Universidade de São Paulo/USP na área de Gestão de Pessoas e dos programas do MBA de Gestão de Vendas e Gestão Empresarial da Universidade Paulista/UNIP. Como sócio-diretor e consultor da McGross Cursos, participa desde 2001 de projetos de consultoria para companhia como AACD, Alcoa, Atlas Schindler, Brookfield, C&A, Centauro, Cetesb, Cinemateca Brasileira, Correios, Embraer, Folha de São Paulo, Greenpeace, Hospital das Clínicas-SP, Johnsons & Johnsons, Valor Econômico, Louis Dreyfus, Man, Metrô (SP), Petrobras, Porto Seguro, Sabesp, Samarco, Sonangol (Angola), SOS Mata Atlântica, SPTrans, Tramontina, Tribunal Regional Eleitoral – SP, Unidas Rent a Car, USP e e Volkswagen.
SERVIÇO
Livro: Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios
Autor: Marcos Gross Sharf
UNOPress