Blumenau – Sete dias para discutir e refletir sobre as questões relacionadas ao trânsito. Durante a Semana Nacional de Trânsito, que começa nesta sexta-feira (18) e prossegue até o dia 25 de setembro, 21 diferentes ações serão promovidas pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT). A intenção é reduzir, significativamente, o número de ocorrências no município.
As atividades começam logo no início da manhã, às 9h, com uma Blitz Educativa na rua São Paulo. No mesmo horário, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, está agendada uma coletiva de imprensa para esclarecer o funcionamento e os detalhes finais de implantação do Sistema de Bicicletas Públicas na cidade. Mais tarde, às 19h30, no Viena Park Hotel, a autarquia promove a formatura de 30 novos agentes de trânsito, o que corresponde a um incremento de 40% no efetivo da guarda.
A autarquia promove também, em parceria com a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ACB Ciclovias), no próximo dia 20, um passeio ciclístico pelas principais ruas centrais. A largada ocorre às 9h30 de domingo, na rua Nereu Ramos, de fronte a Escola Barão Do Rio Branco. Além de estimular o uso do meio de transporte e do hábito saudável de pedalar, os participantes divulgarão o “Dia Sem Carro”, ação que ocorre no dia 22.
Com mais de 40 diferentes ações programadas para o mês de setembro, 21 destas desenvolvidas entre os dias 18 a 25, o Seterb tem como intenção reduzir o número de ocorrências de trânsito em Blumenau e alertar o cidadão para o uso consciente dos meios de transporte.
A organização da Semana Nacional de Trânsito é responsabilidade da Escola Pública de Trânsito (EPT). Para a edição deste ano, busca-se trabalhar com condutores e pedestres questões relacionadas à colaboração, respeito, amizade, tolerância, gentileza, cooperação e solidariedade. O tema central da campanha é “Educação para o Trânsito”.
Novos agentes de trânsito:
Antes de possuir a autoridade para patrulhar as ruas do município, os agentes formados passaram por um capacitação de 620 horas/ aulas. O curso iniciou em abril, com aulas teóricas até o final de julho. O mês de agosto foi inteiro de treinamento de campo. No currículo dos novos agentes, além de disciplinas voltadas para a legislação de trânsito, também constam ensinamentos sobre técnicas de primeiros socorros, relacionamento com a imprensa e atendimento ao turista.
Dia Sem Carro
O “Dia Sem Carro”, que desta vez fechará parte da rua Nereu Ramos (entre as ruas Dr. Luís de Freitas Melro e 7 de Setembro), é organizado anualmente no dia 22 de setembro, em diversos países de todos os continentes. Em Blumenau, por meio de uma parceria com a Escola Barão do Rio Branco e Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC), diversas atividades estão programadas. A intenção é despertar na comunidade a consciência para o uso de meios alternativos de transportes, diferentes do uso individual do veículo.
Passeio Ciclístico:
A largada ocorre às 9h30 de domingo (20), na rua Nereu Ramos, de fronte a Escola Barão Do Rio Branco. Além de estimular o uso do meio de transporte e do hábito saudável de pedalar, os participantes divulgarão o “Dia Sem Carro”, ação que ocorre no dia 22. A participação é gratuita e dispensa cadastramento. Os interessados podem acompanhar o roteiro:
Nereu Ramos/ XV de Novembro/ Martin Luther/ 3° Batalhão de Bombeiro Militar/ Parque Ramiro Ruediger/ João Pessoa/ Sete de Setembro/ Rua Nereu Ramos
Escola Pública de Trânsito:
A Escola Pública de Trânsito é uma gerência do Seterb que cuida de todas as ações voltadas para educação dos blumenauenses no trânsito. Fundada em 1997, possui plano político pedagógico reconhecido pelo Conselho Municipal de Educação. Em março deste ano, passou a ser coordenada pelo professor universitário e mestre em educação Delcio César Dallagnolo, que está reformulando os trabalhos da EPT. Neste período, já foram atendidos, pelas palestras e ações educativas da escola, mais de 36 mil moradores de Blumenau.
Fonte: Assessoría de Imprensa