Joinville – A previsão de investimentos da UFSC no campus de Joinville é de R$ 150 milhões nos próximos quatro anos. São recursos para construção dos prédios, aquisição de equipamentos, instalação de laboratórios e ainda contratação de pessoal. A informação foi destacada pelo diretor do campus da UFSC em Joinville, professor doutor Acires Dias, durante visita à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, nesta sexta-feira (11).
O diretor também destacou os projetos e ações que estão sendo realizados a partir do primeiro curso oferecido pela universidade, o da Engenharia da Mobilidade. Este curso começou em agosto e já possui 200 estudantes frequentando as aulas, temporariamente nas instalações da Universidade da Região de Joinville (Univille).
Outra informação é o valor que a UFSC investirá quando o campus estiver pronto, na Curva do Arroz e às margens da BR-101, é de cerca de R$ 42 milhões por ano. Com a ampliação da UFSC em Joinville, Acires aposta que a cidade vai movimentar e se desenvolver ainda mais. “Abraçamos Joinville e queremos ampliar nossos projetos nesta região que cresce bastante”, ressalta.
O diretor Acires Dias foi recepcionado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel Mendonça; diretor geral da SDR-Joinville, Fernando Camacho; além de engenheiros e técnicos do órgão estadual. Foram debatidos assuntos referentes à Engenharia da Mobilidade, como ferrovia, hidrovia, aéreo, rodoviário e outros.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional – Joinville, Manoel Mendonça, a vinda da UFSC para Joinville é de grande relevância, pois vai oferecer mais um leque de cursos para as pessoas que querem se profissionalizar. “Toda a região ganha com a instalação da UFSC, além disso vai gerar emprego e renda para as pessoas do Norte catarinense”, expõe Mendonça.
Na ocasião, o diretor geral da SDR-Joinville, engenheiro Fernando Camacho, elogiou a ação e a iniciativa da UFSC de escolher a região Norte para se instalar. “Temos grandes indústrias, comércio forte e milhares de prestadores de serviço e este curso vai colaborar para o crescimento sustentável, formando bons profissionais para atuar nesta área de mobilidade, logística e intermodal”, afirma Camacho.
No dia 23 de setembro, na SDR-Joinville, será realizada uma reunião com a finalidade de envolver os órgãos e entidades que tem relação com a implantação da UFSC como forma de integração. Entre os órgãos presentes, estarão representantes da Celesc, Fatma, Deinfra, Cidasc, ALL, Dnit, Capitania dos Portos e outros órgãos.
O curso de Engenharia da Mobilidade é inédito no País. Inicialmente, os alunos têm uma grade comum de disciplinas e, a partir da metade do curso, poderão optar pelas engenharias veicular e de transportes.
Fonte: Assessoría de Imprensa