Jaraguá do Sul – A Lei Federal nº 12587/2012 institui diretrizes da política nacional de mobilidade urbana e coloca como uma de suas prioridades a questão do pedestre ser o principal agente de trânsito. Com base nesta determinação a Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo de Jaraguá do Sul realizou um levantamento no qual constatou a necessidade de se padronizar o sistema de semáforos em diversos cruzamentos da cidade.
“Constatamos que de 67 cruzamentos mapeados 32 deles não dão prioridade à circulação de pedestres· Daí a necessidade de melhorias para facilitar a trafegabilidade do cidadão nestes pontos”, defendeu o diretor de Trânsito da Semur, Rogério Luiz Kumhlen.
Ele acrescenta que o próximo passo será iniciar o processo de licitação para que sejam instalados interruptores, popularmente conhecidos como “botoeiras” nos semáforos destes cruzamentos. Providência que na opinião de Kumhlen irá garantir mais segurança e mobilidade aos pedestres nestes pontos. “Depois disso, será feito um trabalho educativo junto à comunidade quanto à importância e uso destes equipamentos”. Embora ainda não tenha o valor necessário para a melhoria, o diretor de Trânsito acredita que o investimento não será caro.
“Até porque os equipamentos que não tem o equipamento já são preparados para receber a adaptação sem maiores custos”, argumentou o diretor de trânsito da Semur.
Emerson Gonçalves de Almeida
UNOPress