Videira – O trabalho no Programa de Combate a Dengue, desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Videira se intensifica ainda mais com a chegada do verão. Para marcar as ações implementadas neste mês, no último sábado (13), a equipe do Programa de Combate a Dengue realizou, no Centro de Videira, uma ampla ação com distribuição de material informativo. Além disso, diariamente os agentes do município realizam o controle em 125 armadilhas espalhadas pela cidade e em outros 60 pontos estratégicos que são cemitérios, borracharias, ferros velhos e floriculturas. “Procuramos ainda instruir toda a população para que fique atenta aos ambientes que possam atrair o mosquito, como caixas d água, piscinas, vasos de flores, tonéis, pneus, lixo espalhado, vasilhas de animais, e outros pontos comuns nas residências. Evitar água parada é a principal medida, além de manter o terreno e o quintal sempre limpos”, aponta Missleine Nascimento – coordenadora do programa.
O ciclo de vida do inseto, do ovo ao mosquito adulto, leva em média 7 a 9 dias. O mosquito adulto vive em média 45 dias, desova de 300 a 600 ovos de preferência em lugares sombreados. A reprodução só acontece se o ovo entrar em contato com a água, portanto, um único ovo pode ficar vivo por até 1 ano sem entrar em contato com a água; “Então jamais devemos deixar água acumulada em qualquer tipo de recipiente”, diz.
Em Videira já foram encontrados cinco focos do mosquito: três focos em 2010 e dois focos em 2013. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3566-7900. Empresas e escolas interessadas também podem programar palestras com os profissionais do Programa.
Silvia Palma
UNOPress