Criciúma – A equipe da secretaria do Sistema Econômico de Criciúma, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, visitou os distritos industriais. O objetivo da visita foi mostrar os terrenos (dentro de cada distrito), que estão ou não em uso, para o Conselho. “Assim pudemos ver in loco, as empresas que se instalaram e não funcionam mais, as empresas que estão em funcionamento, os terrenos que foram doados e não utilizados e onde serão instaladas futuras empresas”, disse o presidente do Conselho, Valmor Rabelo acrescentando que assim, o grupo poderá tomar decisões com conhecimento de causa.
O conselho é formado por 50% de membros da prefeitura e 50% de membros de entidades como ACIC, CDL, Unesc, Badesc, Sebrae, Ampe, entre outros. A instituição faz um levantamento e aconselha o prefeito a tomar as decisões sobre os terrenos que serão destinados à implantação de empresas, ampliação, entre outras atribuições.
Conforme o secretário do sistema Econômico, Cloir da Soller, a intenção é mostrar para o conselho os terrenos que foram doados e estão em desuso. “Estamos mandando ofícios para as empresas que ganharam terreno e não cumpriram o contrato, para que devolvam o terreno ao governo municipal ou entraremos com ação na justiça para tentar reaver os terrenos”, afirmou o secretário.
O contrato feito com essas empresas, diz que as construções das instalações deveriam começar em 6 meses, após a doação e terminadas em dois anos, porém muitas empresas não construíram nos locais e não enviaram nenhum ofício pedindo prorrogação do prazo, quebrando, assim, o contrato. “A intenção é reaver esses terrenos que estão parados para que novas empresas se instalem nesses locais”, salientou o secretário.
Segundo o gerente do Desenvolvimento e Planejamento Econômico, Sergio Tramontim, foram visitados os distritos industriais da Mineira Velha, o mais antigo, que foi encontrado em um mapa datado de 1958; o distrito industrial do Rio Maina; um terreno da prefeitura na Vila Visconde que tem em torno de 34.930 metros quadrados; o loteamento Realdo Santos Guglielmi, no bairro Laranjinha; os distritos Colméia Industrial e Vila Natureza, no bairro Nossa Senhora da Salete e o distrito Bosque do Repouso.
Fonte: Assessoría de Imprensa