segunda-feira, dezembro 23, 2024

Diversidade marca Ciclo de Cinema

Joinville – O Ciclo de cinema de junho traz como tema a "Diversidade – expressões do livre afeto". A programação faz parte da agenda cultural da 1ª Semana da Diversidade Joinville 2009, que será realizada nos dias 21 a 28/06. O tema vai abordar as diversas expressões da diversidade sexual e os desafios do preconceito.

A lista de produções sobre o tema é de mais de 300 títulos, sendo que apenas dez foram selecionadas pela organização do evento e serão exibidas. Entre os filmes escolhidos estão premiados como "Tempestade de verão" com 4 prêmios sendo o de melhor público da Alemanha, "Minha mãe gosta de mulher" com o prêmio do Público e o de Melhor Atriz (Leonor Watling) no Festival Hispânico de Miami, e "Xuxu" indicado ao Cesar de Melhor Ator (Gad Elmaleh). A produção americana "Stonewall" de 1995 retrata o início do movimento em 28 de junho de 1969.

A escolha dos filmes levou em considerações obras que tratam do tema de forma correta, deixando de lado produções de teor apelativo. Alguns títulos do Ciclo fazem parte de acervos pessoais e outros foram cedidos por intermédio de convênio com a Cinemateca Francesa do Rio de Janeiro.

Para abrir a programação da Diversidade, nesta sexta-feira será exibido "Stonewall". No sábado é a vez do alemão "Tempestade de verão". As sessões começam sempre às 19 horas na sala de cinema da Cidadela Cultural. O evento é aberto ao público em geral e gratuito. O foco das exibições do Ciclo é o público adulto.

Saiba mais sobre o tema de junho:
"Diversidade – expressões do livre afeto"

Por diversidade cultural a Unesco entende as manifestações de todos os grupos e indivíduos em coletividade. À possibilidade da convivência, no mundo contemporâneo, das diferentes etnias, das diferentes tradições, das diversas sexualidades, das crenças distintas é que se aplicou o rótulo de diversidade cultural. O reconhecimento da diversidade só acontece por meio da ruptura com o pensamento único e com a cultura patriarcal conservadora, segundo a qual a autoridade impõe a norma que todos, indistintamente, devem acatar.  No campo das relações amorosas, essa ruptura tem sido possível graças à batalha de indivíduos e grupos que ousaram exercer o direito inalienável da liberdade afetiva. O Ciclo de Cinema deste mês de junho tenta captar, numa difícil seleção de 10 entre mais de 300 importantes e respeitáveis filmes que tratam da diversidade sexual, as dores e alegrias dessa batalha cotidiana. Quer ser também uma homenagem à celebração pioneira da semana "Diversidade Joinville 2009".

Programação:

* 05/06 – Stonewall (EUA) – 1995, drama histórico / comédia

* 06/06 – Tempestade de verão (Alemanha) – 2004, drama / comédia

* 12/06 – Todas as cores do amor (Irlanda) – 2004, comédia / drama

* 13/06 – Damas de ferro (Tailândia) – 2000, comédia

* 19/06 – Bubble (Israel) – 2006, drama

* 20/06 – Minha mãe gosta de mulher (Espanha) – 2002, comédia / drama

* 26/06 – Xuxu (França) – 2003, comédia

* 27/06 – Rainhas (Espanha) – 1995, comédia

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...