segunda-feira, dezembro 23, 2024

Educação de São Bento do Sul apresenta cronograma do Econsciência 2011

São Bento do Sul – Sob a coordenação do departamento de Programas e Projetos da secretaria de Educação, aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Semed, o lançamento do cronograma das atividades propostas para a edição 2011 do projeto Econsciência. O projeto tem o objetivo de promover ações de sensibilidade e de comprometimento da população escolar da Rede Municipal de Ensino voltadas a programas de educação ambiental. A reunião contou com a presença dos diretores das unidades, parceiros do projeto e representantes da secretarias participantes.
 
Na ocasião foram apresentados os resultados da pesquisa feita com as unidades participantes do projeto em 2010. Segundo a secretária Salete Spitzner o maior envolvimento de todos os profissionais das unidades na discussão das ideias e execução do projeto estimula a criatividade e fortalece o programa. “Cada vez mais percebemos a necessidade e importância de deixar o professor se envolver com liberdade no projeto, são eles que usam da criatividade para desenvolver as atividades junto dos alunos e assim o resultado melhora a cada edição”, disse.
 
Salete comentou que o projeto que visa a educação ambiental fará parte do Plano Municipal de Educação a pedido e sugestão dos professores. “Os professores pediram que fosse meta a Educação Ambiental, e isso é muito importante porque o que está estabelecido no Plano Municipal deve ser seguido e dessa forma os projetos desenvolvidos se renovam e crescem a cada ano”, esclarece.
 
O Chefe de Gabinete Cláudio Schultz acredita que formar uma geração consciente e mobilizada para a sustentabilidade que tenha conhecimento de práticas de saneamento básico e saiba reciclar é promessa de um futuro melhor para todos. “O que fazemos hoje terá consequências no amanhã e os resultados das boas práticas que o projeto Econsciência apresenta serão eventos multiplicadores para uma vida mais saudável, com ambiente sustentável e sem dúvida um futuro muito melhor”, afirma.
 
Em 2010, as 47 escolas municiapis participaram do projeto onde cerca de 5.200 alunos desenvolveram atividades que visaram a preservação, recuperação e manejo ambiental e a melhoria da qualidade de vida. Os trabalhos foram apresentados para a comunidade com exposição no evento realizado na Promosul.
 
Parceria fortalece o projeto
 
A implementação do Econsciência conta com vários parceiros que contribuem voluntariamente na evolução do projeto. O apoio e suporte vem de representantes da EPAGRI (acompanhamento técnico), Consórcio Quiriri , Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária (peça teatral), SAMAE (auxilia em questões de saneamento: materiais e palestras), Rotary São Bento do Sul, ASTRAN – Associação de Transporte de Norte Catarinense (palestras para pais), SENAC(formação para merendeiras), JCI(oratória ou debate), UNIMED(parceira com o meio ambiente na captação de óleo), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente(mudas de hortaliças, flores e captação de óleo nas Ues), Secretaria de Obras(terra), e Secretaria de Assistência Social(oficinas socioeducativas).
 
Desafios 2011
 
Segundo a diretora de Programas e Projetos Adriane Piekarski para 2011 cada escola participante deve optar pelas ações do projeto Econsciência e definir os objetivos, turmas e professores envolvidos e o período de realização das ações, esse prospecto deverá ser entregue na secretaria até o dia 20 de abril. “Para este ano, devido a sugestão das unidades, a apresentação dos projetos será na própria escola, por este motivo é necessário que cada uma faça o relatório do planejamento das ações que pretende executar”, relata a diretora.
 
A programação do projeto prevê ainda a realização de oratória ou debate na escola para o segundo semestre com o tema “Garantir a sustentabilidade ambiental”. Além disso continua a campanha de coleta de óleo de cozinha e inicia a campanha de coleta de restos vegetais. “Assim como a escola realiza a campanha do material reciclável – para realizar a compostagem – precisamos dos restos vegetais. Dessa forma, a campanha deve ser feita com os alunos para que quando de roçadas em sua casa ou vizinhos, ele levem os restos vegetais para escola”, completa. Maiores informações e detalhes da pesquisa referente ao Econsciência 2010 podem ser obtidas na secretaria de Educação, ou através do telefone 3631-6188.
 
Econsciência na TV
 
Em 2010, a reportagem da EPAGRI acompanhou os trabalhos de três Unidades escolares. Este resgate, do trabalho realizado por meio do Econsciência, será veiculado na televisão, no dia 06 de abril, às 7h30, no canal Terra Viva. Também, poderá ser acessado pelo site www.epagri.sc.gov.br.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...