Joinville – A Secretaria de Educação de Joinville está investindo mais de R$ 18 milhões em obras na Rede Municipal de Ensino, neste ano. São mais de 60 projetos concluídos, em execução ou em fase final de licitação. Além da entrega das novas escolas e novos Centros de Educação Infantil – CEI, mais 50 obras de reforma e ampliação já estão concluídas e outras dez estão em andamento. "Nossa preocupação é oferecer segurança para professores e para a comunidade", explica a secretaria de Educação, Iara Andrade Costa.
Além das obras que já estão no planejamento da Secretaria, também existem as demandas originadas pela ação de fiscalização da Vigilância Sanitária que ajudam a identificar quais são os problemas nas unidades de ensino. As frentes de trabalho acontecem simultaneamente em dezenas de escolas e CEIs, trazendo melhorias nos telhados, pisos, pintura interna e externa entre outros. Nas bibliotecas públicas – Centro e Pirabeiraba – houve reforma da parte elétrica e reforma do telhado.
Mais vagas
Além de melhorar a qualidade de vida dos alunos e professores, as reformas e ampliações estão possibilitando que mais alunos estudem na rede municipal. Com as novas escolas e CEIs foi possível ampliar em 6.750 o número de novas vagas (nas escolas municipais de Joinville), as quais são reconhecidas nacionalmente pela qualidade no ensino, tendo duas escolas entre as melhores do Brasil segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação. Em Santa Catarina, na comparação com todos os 293 municípios, tivemos seis escolas entre as 10 melhores do Estado e 14 entre as 23 com as melhores notas.
Fim do Turno Intermediário no Vila Nova
Outro benefício das obras da Secretaria de Educação foi reduzir drasticamente a quantidade de crianças estudando no turno intermediário. O número que já chegou a praticamente 3 mil crianças estudando na hora do almoço baixou para menos de 10% desta quantia, em menos de dois anos de trabalho.
A inauguração da Escola Municipal Arinor Vogelsanger, em junho deste ano, deu mais um passo à qualidade da educação joinvilense. Com investimento de R$ 2.991.334,52 foram entregues 17 novas salas de aulas beneficiando 1,2 mil alunos. A entrega da obra representou o fim do turno intermediário no bairro Vila Nova após 11 anos de espera.
AI/Redação 24 horas