Piçarras – Transformar o ensino da matemática em uma experiência lúdica e prática é um desafio para os educadores, que hoje competem com a linguagem multimídia de meios como a televisão, os videogames e a internet. Essa missão foi encarada de frente, entre os dias 19 de agosto e 07 de outubro, por 23 professores das oito escolas municipais de Balneário Piçarras. Eles participaram dos encontros semanais do Programa de Ações Articuladas (PAR) para o ensino da matemática nas séries iniciais, uma iniciativa dos governos federal e municipal em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a Unisinos.
De acordo com as tutoras do curso, as professoras Jussander de Borba e Ieda Quintino Beckert, o objetivo do grupo é discutir ações que tornem o aprendizado da matemática significativo para professores e alunos. “Nós duas fizemos um treinamento da Unisinos de uma semana para nos capacitarmos para coordenar esse trabalho”, afirma Jussander.
Entre as práticas educacionais apresentadas, os professores tiveram a oportunidade de aplicar em sala de aula atividades com jogos lúdicos em que a matemática é a peça fundamental. “Conceitos como o de ladrilhamento e simetria foram ilustrados através de mosaicos, blocos lógicos, dominó entre outros”, afirma Ieda. “Depois de aplicadas, essas práticas foram debatidas e aperfeiçoadas através dos debates semanais com o grupo”, completa Jussander.
Os professores também aprovaram a iniciativa. Para uma das participantes, o trabalho desenvolvido será aplicado ainda com mais intensidade a partir do próximo ano. “Poderemos planejar as aulas desde o início do ano e melhorar a formação de conceitos matemáticos para nossos alunos”, afirmou ela durante o encontro final do grupo. Os trabalhos desenvolvidos e discutidos durante o curso serão encaminhados a Unisinos, que fará uma avaliação final do programa.
Fonte: Assessoría de Imprensa