Capivari de Baixo – Iniciada na terça-feira (13), a etapa Classificatória do Moleque Bom de Bola realizada em Capivari de Baixo, que reuniu as escolas da região da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão, conheceu os representantes que disputarão a etapa regional do projeto na cidade de Governador Celso Ramos.
As finais foram disputadas no Estádio Engenheiro Lírio Búrigo, no centro de Capivari. No feminino quem levou a taça foi a EEB Martinho Ghizzo de Tubarão, vencendo a EEB Imaculado Coração de Maria de Pedras Grandes de virada pelo placar de 2 a 1. Na final masculina a EEB Mon Senhor B. Peters de Treze de Maio aplicou um sonoro 4 a 0 na EEB Aderbal Ramos da Silva de Tubarão e levantou o caneco.
Após a entrega das medalhas e troféus, o integrador de esporte da Fesporte, Clodoaldo Damaceno Paz, agradeceu aos organizadores do evento. “A secretaria de Esporte de Capivari está de parabéns pela receptividade e pela organização deste evento”, elogia.
Participaram desta etapa, as escolas vencedoras da etapa municipal de Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio, Tubarão e Capivari de Baixo, cidade anfitriã da etapa classificatória do Moleque Bom de Bola 2010.
Nesta etapa vários atletas se destacaram, tanto no masculino quanto no feminino, mas a grande surpresa ficou por conta de uma pequenina menina que driblou, correu e fez gols como gente grande. A Renatinha, camisa 11 de Tubarão, fez sete gols em três jogos e encheu os olhos dos torcedores presentes.
Com o desafio de criar um evento esportivo que contemplasse cerca de 100 equipes, envolvendo apenas estudantes catarinenses, e espelhando-se num antigo evento denominado – Taça Pepsi RBS de Futebol – o governo de Santa Catarina, através da antiga diretoria de desportos, hoje Fesporte e a RBS TV, criaram em 1992, o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, apelidado de “Moleque Bom de Bola.
Após o sucesso alcançado no primeiro ano de realização, o Campeonato Catarinense Escolar de Futebol “Moleque Bom de Bola”, mesmo sem apoio promocional, foi realizado no ano seguinte na cidade de Joinville.
A partir da etapa estadual de 1995, disputado na cidade de Araranguá, o Moleque Bom de Bola ganhou mais um parceiro, e desta vez, não somente promocional, mas principalmente na sua organização – a Parati Alimentos. A importância da entrada desta empresa como parceira na promoção e organização do projeto vai da divulgação do produto, associado aos produtos produzidos pela empresa.
Atualmente o “Moleque Bom de Bola” está entre os maiores eventos esportivos promovidos em Santa Catarina e anualmente conta com a participação de mais de 90% dos municípios catarinenses, envolvendo cerca de 1.200 estabelecimentos de ensino e 100 mil estudantes masculinos e femininos, na faixa etária de 12 a 14 anos.
As partidas foram realizadas no Estádio Vila Flor (Campo do Bandeirante) e no Estádio Municipal Engenheiro Lírio Búrigo (Campo do Nacional).
AI/Redação 24 horas