Piçarras – A tempestade que atingiu o estado nesta madrugada deixou prejuízos em Balneário Piçarras. A fúria dos ventos destelhou casas, danificou uma escola e comprometeu a rede elétrica. Os bairros Nossa Senhora da Paz e Nossa Senhora da Conceição foram os mais atingidos. De acordo com os cálculos preliminares da Defesa Civil, nove famílias estão desabrigadas na cidade e mais de mil pessoas foram afetadas. Na área central, a distribuição de energia elétrica foi restabelecida na manhã de hoje, mas, até as 17h, o bairro Nossa Senhora da Conceição ainda estava sem luz.
O Serviço de Bem Estar Social do município está mobilizado para atender os atingidos. “A prioridade agora é para quem ficou desalojado. Estamos providenciando lonas para que as pessoas possam continuar em suas casas”, afirma o diretor Rogério de Lima. A partir de amanhã, segundo ele, começa a distribuição de telhas e mantimentos para os atingidos.
Residências destelhadas irão receber material para reparo .O vento que atingiu a cidade um rastro de destruição por onde passou. Alguns moradores do bairro Nossa Senhora da Paz acreditam que tenha ocorrido a formação de um tornado na região. “Quando abri a janela do quarto, pude ver o vento girando e vindo forte, parecia um cone preto”, conta a moradora Luiza Rodrigues. O telhado da residência onde mora com os três filhos e o marido foi levado pelo vendaval. “Só tive tempo de mandar todo mundo pra cozinha”.
No bairro Nossa Senhora da Conceição, os moradores já se mobilizam para reparar os estragos. Na escola Felicidade Pinto Figueredo, parte do telhado foi arrancado e as aulas das turmas de quinta a oitava séries foram suspensas até segunda-feira. “Ao todo seis salas de aula e o auditório foram danificados pela água”, afirma o diretor Jean Bittencourt.
A casa onde Rute Estela Furtado vive com os filhos, no bairro Nossa Senhora da Paz, foi atingida diretamente pela tempestade. “Ficamos a madrugada toda ajudando e tentando diminuir o estrago. Meus filhos passaram a madrugada de baixo da mesa”, lembra. A que entrou na casa estragou móveis, mantimentos e as fraudas do filho menor.
Moradores denunciam a ação de ladrões durante a madrugada
Algumas das casas que foram afetadas também foram alvo de ladrões durante a madrugada. “Estão roubando bicicleta, liquidificador e tudo o mais que encontrarem”, denuncia dona Rute. Ela vai deixar os filhos com a mãe para passar esta noite cuidando dos pertences que ficaram.
Quem foi atingido pela tempestade e ainda não foi cadastrado, precisa procurar a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social, junto ao Posto de Saúde Central. No mesmo local, a Defesa Civil está recebendo doações de alimentos, telhas, madeira e sarrafos. O telefone para mais informações é o 3345 2781.
Fonte: Assessoría de Imprensa