Joinville – O número de pessoas que compareceram ao Dia D da Vacinação contra a Gripe A no último sábado (24) em Joinville surpreendeu até mesmo que é experiente em campanhas da vacinação. Os números oficiais foram fechados nesta terça-feira (27/4). Somente no sábado, 17.864 pessoas foram imunizadas, sendo 4.970 doentes crônicos, 6.791 adultos de 20 a 29 anos e 6.103 pessoas com mais de 60 anos, o que supera a estimativa anterior de 12 mil pessoas.
Os resultados foram apresentados na tarde desta terça-feira na reunião conjunta entre as Comissões de Finanças e de Saúde, presididas pelos vereadores Odir Nunes (DEM) e Juarez Pereira (PPS). Os vereadores buscavam informações sobre a campanha e o suposto não investimento na campanha contra a Gripe A .
A gerente da Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, informou que até esta terça-feira haviam sido imunizadas 107.718 pessoas. Ela também alertou que os números registrados no sábado podem ser considerados um recorde na cidade em um só dia de vacinação. "Ainda não atingimos a nossa meta, mas isso não é o problema, vamos atingir porque a população de Joinville está consciente da gravidade de uma pandemia", entende.
O secretário municipal da Saúde, Tarcísio Crocomo, também participou da reunião. O secretário observa que os índices são positivos se comparados com cidades como Blumenau e Florianópolis, que estão com porcentual abaixo se comparados com Joinville. "Se excluirmos os que já vacinamos (faixa entre 30 e 39 anos) e nem estão na campanha ainda nosso índice sobe para 66% de vacinação", explica. Hoje, com os números definidos pelo Ministério da Saúde, Joinville está com 44,22% da meta.
Fonte: Assessoria de imprensa