Nova Trento – Memória, história, encenação e emoção, este foi o conjunto escolhido pela equipe de liturgia do Santuário Santa Paulina, para homenagear a santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, no último domingo, 12 de outubro.
No início de cada celebração, a emoção tomou conta das centenas de fiéis que estavam no Santuário. Três jovens caracterizados de pescadores encenaram a história de como foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Quando erguida, a salva de palmas tomou conta da assembleia. Sorrisos, lágrimas e olhares, se voltaram ao trono, onde a imagem foi cuidadosamente colocada. Enquanto era incensada pelo sacerdote, o povo de Deus entoou a canção “Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida! Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida…”, clássico popular, hoje imortalizado por devotos do Brasil inteiro.
Tais Cardoso Buzzi e seu esposo Nelson Antônio Buzzi, de Itajaí-SC, são missionários com Santa Paulina e participam das celebrações no Santuário, pelo menos uma vez ao mês. Em outubro, escolheram o dia de Nossa Senhora Aparecida para marcar presença no Santuário. “A missa estava muito linda, a homenagem à nossa querida Mãe Aparecida foi maravilhosa, eu e meu marido ficamos emocionados”, destacou Tais.
Em alusão ao dia das crianças, também comemorado no último domingo, ao final de cada celebração, as crianças presentes ganharam doces. e a missa das 14h foi especialmente celebrada para aquelas que são o futuro da igreja.
Texto e foto: Andrieli Minatti.
UNOPress