Florianópolis – As atividades que a delegação do Governo do Estado realizará durante a Rio+20 serão descritas ao público durante o Encontro SC na Rio+20, nesta quarta-feira, a partir das 10 horas, no Teatro Pedro Ivo. “Este encontro mostrará à sociedade que o Governo de Santa Catarina está alinhado aos mais modernos conceitos de sustentabilidade e inovação, e trabalha para coloca-los prática”, adiantou Paulo Bornhausen, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que fará a introdução do encontro. O evento é realização da SDS, por meio do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema/SC).
A apresentação de como o Estado participará da Rio+20 caberá ao presidente da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) e do Consema/SC, Murilo Flores. “A agenda catarinense traz bem clara a relação economia e meio ambiente como caminhos para uma nova economia, mais verde, e para a construção de um modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade”, descreveu.
Flores antecipa que o Encontro reforçará os pontos do programa Meio Ambiente Legal@SC, conjunto de projetos do Plano SC@2022 voltados para meio ambiente. Economia verde em Santa Catarina, parcerias internacionais para sustentabilidade e a eficiência dos processos de licenciamento ambiental também compõem a pauta do evento.
O Encontro SC na Rio+20, coordenado pela secretária-adjunta da SDS, Lúcia Dellagnello, terá ainda a palestra do coordenador de Processos Internacionais do Instituto Vitae Civilis, Aron Belinky, responsável pela seção brasileira dos Diálogos Nacionais sobre Economia Verde, e por outros processos voltados à Rio+20. Belinky dará um panorama da agenda de assuntos previstos para a Rio+20 e os principais atores envolvidos no debate. A programação completa está disponível no site da SDS, www.sds.sc.gov.br.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. Nos dias anteriores, serão realizadas reuniões preparatórias entre representantes de governos nacionais, regionais e sociedade civil.