domingo, dezembro 22, 2024

Epagri apresenta Desenvolvimento Territorial Sustentável

Itapema  – No último dia 28, a Epagri promoveu na Câmara Municipal de Itapema, uma reunião com as lideranças do Litoral Norte do estado (Bombinhas, Porto Belo, Balneário Camboriú e Itapema), para apresentar e discutir a proposta de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), na Zona Costeira de Santa Catarina. A proposta constitui um processo de desenvolvimento a partir das identidades e riquezas naturais, culturais, sociais e econômicas da região de forma sustentável.

A proposta tem o apoio da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP), da Epagri, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e de algumas entidades internacionais que formalizaram uma parceria através do projeto “DTS na Zona Costeira de SC”, para o desenvolvimento territorial sustentável na região.

Cerca de 40 líderes participaram do encontro, incluindo secretários municipais de Agricultura, Pesca, Turismo e Educação, lideranças comunitárias, representantes das diretorias das Colônias e Associações de Pescadores, Sindicato dos trabalhadores Rurais, representantes das diretorias das Associações das Microbacias, setores do Turismo, Cultura e Educação, além de técnicos da Epagri, e outras entidades locais, regionais e estaduais, bem como, empresários e profissionais liberais.

“Foram apresentados os princípios e etapas metodológicas da proposta, que tem sua origem na diferenciação e caracterização de um território com base nas suas identidades, riquezas naturais, culturais, sociais e econômicas, valorizando social, cultural e economicamente os produtos e serviços deste território”, explicou o engenheiro agrônomo da Epagri e coordenador do projeto DTS, Sérgio Leite Guimarães Pinheiro.

Discutiram-se, também, as ameaças de um crescimento desordenado e impactante ao Meio Ambiente e às identidades sócio-culturais, as oportunidades e iniciativas sustentáveis já existentes na região, e as possibilidades de articulações entre o setor público, privado e ONGs, para o fortalecimento das identidades associadas a uma imagem de qualidade dos produtos e serviços do território.

Entre os encaminhamentos propostos, sugeriu-se a realização de um laboratório territorial visando a troca de experiência e o fortalecimento de espaços de diálogo e interação, em que atores e setores com interesses, muitas vezes conflituosos, possam conversar, procurar o entendimento e a convergência de esforços no sentido de planejar o desenvolvimento territorial sustentável e promover a gestão sócio-ambiental no litoral norte catarinense.

Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema
      

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...