Pinheiro Preto – Produtores da Agricultura Familiar estão sendo beneficiados em Pinheiro Preto através de um projeto do Governo do Estado, que é viabilizado por meio de uma ação da Epagri, conjuntamente da Secretaria de Agricultura, que faz o cadastro, seleção, e viabiliza as cotas de calcário para os produtores depositarem em suas propriedades. Os interessados deverão se dirigir até a secretaria efetuar o cadastro e apresentar análise do solo confirmando a necessidade da utilização deste mineral.
O projeto já teve início no mês de fevereiro e prossegue até o mês de julho. Com relação a anos anteriores, todos os produtores que solicitaram foram atendidos. Segundo o secretário de agricultura, Aldir Rech o objetivo é atender a todos “Nossa prioridade é atender quem ainda não foi atendido nos anos anteriores, mas estamos nos mobilizando para efetuar parcerias caso haja uma solicitação acima dos disponibilizado, no intuito de beneficiar todos” afirma.
Para a retirada do calcário, através deste projeto, o agricultor familiar pode efetuar de duas formas: no sistema troca-troca, onde o agricultor retira direto na cooperativa, pagando o calcário e a cooperativa paga o frete, sendo duas sacas de milho por hectare; ou no sistema direto da mina, onde o agricultor paga somente o frete do caminhão.
O engenheiro da Epagri, Leandro Crestani enfatiza que o calcário tem uma importância fundamental no solo, de corrigir os níveis de acidez da terra, possibilitando uma melhor plantação. Ele destaca que embora útil, para a sua utilização é recomendável uma análise de solo, que tem validade para dois anos. “O agricultor tem que entender o solo, para futuramente plantar e ter bons resultados” finaliza.