Balneário Camboriú – A preocupação com a preservação do meio ambiente vem despertando a mudança de hábitos dos consumidores. Uma dessas mudanças é a substituição das sacolas plásticas utilizadas para carregar e armazenar compras por peças reutilizável feitas em tecidos resistentes, laváveis, duráveis e ecologicamente corretas. As sacolas plásticas apesar de úteis, causam uma tremenda poluição ao meio ambiente. Já sabemos o quanto é importante usar sacolas retornáveis para substituir as de plásticos, evitando prejudicar o meio ambiente.
A partir de um debate com os alunos do 4º ano do período matutino, sobre a conservação do meio ambiente, impacto ambiental, utilização dos recursos renováveis e não renováveis e o uso de materiais recicláveis, chegamos até a sacola plástica usada por todos e descartada indevidamente. Lembramos que semanalmente é feita a entrega do Pão e do Leite para as crianças e que as mesmas levam para suas casas dentro de uma sacola plástica.
Pensando em fazer a nossa parte na conservação do meio ambiente é que essa turma teve a idéia de produzir a sua própria sacola retornável. Cada aluno ganhou uma sacola previamente costurada por uma pessoa amiga e decorou-a do seu jeito; usando tinta e caneta para tecido, tinta pufe e gliter. Com essa atitude, já não é preciso utilizar a embalagem plástica e cada aluno estará contribuindo e protegendo o planeta.
Como sugestão do Centro Educacional Municipal Vereador Santa à Secretaria do Meio Ambiente junto com a Secretaria da Educação que seja feita a divulgação e confecção das sacolas retornáveis aos demais alunos de nossa escola e também de toda a Rede.