Jaraguá do Sul – A Escola Municipal Max Schubert representará Jaraguá do Sul na 16ª Conferência Internacional de Modelagem e Aplicações Matemáticas no Ensino (ICTMA), evento que será realizado entre os dias 14 e 19 de julho no Himmelblau Palace Hotel, em Blumenau.
A organização é do Centro de Referência de Modelagem Matemática no Ensino (Cremm), com suporte da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A participação jaraguaense se dará por meio do projeto Animaxtemática (junção das palavras animação, max e matemática), desenvolvido em 2012 por estudantes do 8º ano 1 e 8º ano 2 e coordenado pelo professor de Matemática Roni Carlos Silveira dos Santos.
A apresentação do trabalho caberá aos alunos Beatriz Michelson Reichert e Lauri dos Santos Junior, ambos do 9º ano da escola. A conferência internacional, que acontece pela primeira vez na América Latina, terá cinco conferências plenárias, palestras, painel de discussão, simpósios, duas sessões de comunicações científicas brasileiras, momentos de socialização, além de atividades sociais e culturais. Haverá, também, espaço para reuniões especiais.
De acordo com Santos, através do projeto “os estudantes tiveram a oportunidade de pesquisar sobre animação e desenvolver atividades com técnicas simples, como Stop Motion e animação digital, explorando conteúdos matemáticos, como geometria, álgebra e história da Matemática. Aprenderam a criar imagens digitais em sequência e editá-las com os programas Kolourpaint, Kdenlive, Movie Maker e programas para elaboração de gif’s animados. Além do computador, utilizamos câmeras fotográficas digitais e construímos máquinas pré cinema – que são engenhocas para animar imagens inventadas antes da tecnologia do computador ou do cinema atual”.
Santos destaca que o desenvolvimento do trabalho possibilitou rever conteúdos matemáticos, estabelecendo parcerias entre o professor e os alunos durante o processo, contribuindo para a inclusão digital dos que não têm acesso aos recursos tecnológicos utilizados. “As ferramentas tecnológicas disponíveis na escola puderam ser exploradas tendo como pano de fundo a aprendizagem dos conceitos matemáticos básicos e atitude positiva para o cuidado com o meio ambiente. A aprendizagem foi além do currículo e despertou o gosto pela Matemática por meio da pesquisa e construção de animações. Este ano o projeto está sendo desenvolvido, novamente, agregando a utilização de filmadora digital adquirida pela escola, possibilitando criação de pequenos vídeos contendo explicações de conteúdos da disciplina que os alunos sempre apresentam dúvidas e que serão disponibilizados no site da instituição”, complementa o professor.
No ano passado, o Animaxtemática conquistou a primeira colocação na 3ª Feira Municipal de Educação Matemática, na 28ª Feira Catarinense de Matemática, em Ibirama, e na 2ª Feira de Tecnologias Aplicadas à Educação (Fetae), promovido pela Secretaria Municipal da Educação.
Altamir Ricardo
UNOPress