quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Escola de Pais será reimplantada em Caçador

Caçador – Após um longo período desativado, Caçador terá novamente uma seccional da Escola de Pais atuando no município. Uma iniciativa da secretaria municipal de Educação, em parceria com a Escola de Pais de Videira, está possibilitando a re-implantação deste projeto depois de 22 anos. A Escola de Pais do Brasil consiste em um movimento particular, voluntário e gratuito, que está aberto aos pais e educadores indiscriminadamente.

É reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, implantada em diversos municípios brasileiros, tendo como objetivo facilitar o reforço à família, a conscientização da paternidade responsável, a preparação para um mundo em constante mudanças, a transmissão de conhecimentos básicos de psicopedagogia e de técnicas educativas que favoreçam a reformulação de conceitos e a convivência entre pais e filhos nos seus objetivos principais.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Scheilla Marins, a iniciativa se deu após ser constatado, através de estudo realizado pela secretaria de Educação, os principais problemas de aprendizagem que culminaram no alto nível de reprovação dos alunos da rede municipal nos últimos anos. Apesar de estar abaixo da média nacional (19%), a reprovação no município de Caçador ficou entre 16 e 17% em anos anteriores e 13% em 2009, fazendo com que os responsáveis por este setor buscassem alternativas para solucionar esta problemática.

“Mesmo com todos os investimentos realizados na Educação, através de salas de recuperações para alunos com dificuldades de aprendizagem, salas de multi-meios para alunos com necessidades especiais, qualificação constante dos profissionais da área e outras ações, observou-se que o problema também está em casa. Muitos pais precisam sair diariamente para trabalhar e os alunos não têm o acompanhamento necessário em relação à escola e outros fatores de comunicação e, com isso, vimos neste projeto à possibilidade de buscar alternativas para solucionar esta deficiência”, afirma Scheilla, lembrando que foi Caçador a responsável pela criação da seccional de Videira e agora o município vizinho está disposto a colaborar para a reimplantação deste projeto na nossa cidade.

Segundo ela, a secretaria será parceira, mas não a responsável pela execução dos trabalhos. Para isso, o projeto contará com a participação do presidente da EP de Videira, Marino Schiochet, e da também videirense Antonia Farias, além dos caçadorenses Amélio Luiz Busato e Heloisa Feigel, dois dos fundadores da Escola de Pais em Caçador em setembro de 1980.

O próximo passo será reunir e capacitar cerca de 30 casais interessados em atuar neste trabalho, voluntariamente, para depois colocar em prática nas comunidades. “Estes casais, que podem ser de qualquer área e não precisam necessariamente ter formações, serão capacitados pela equipe de Videira e, posteriormente, conduzirão os trabalhos nas comunidades. A secretaria será parceira oferecendo o assessoramento possível e disponibilizando espaço físico e outros acompanhamentos possíveis. As pessoas interessadas em participar da Escola de Pais poderão procurar a secretaria, uma vez que a nossa intenção é iniciar este trabalho já nas próximas semanas”, diz.

Buscar alternativas para aprimorar o conhecimento dos alunos da rede municipal também é o objetivo do prefeito Saulo Sperotto. Desde o primeiro ano desta administração, a prefeitura tem desenvolvido um papel importante na área da educação com projetos e ações eficazes que tem melhorado gradativamente o índice de aprendizagem dos alunos. “Sabemos que a educação é a base para a formação do ser humano e ainda temos um longo caminho a percorrer para vencer os desafios e possibilitar, cada vez mais, um ensino de qualidade aos nossos alunos, por isso, não medimos esforços para desenvolver ações que possibilitem estas melhorias, além de ser parceiros em projetos como este, que engloba a família”, declara.

Pronto para ajudar Amélio Busato, que juntamente com sua esposa Haidê Benetti Busato (in memorian) foi atuante do começo ao fim da Escola de Pais em Caçador, vê com bons olhos a iniciativa da secretaria de Educação. Ele, que durante todos estes anos guarda em sua residência um acervo importante da atuação da equipe da época em seminários e outras capacitações realizadas em diversas cidades do país, bem como documentos raros dos anos de funcionamento da escola, afirma que “será um prazer apoiar a reativação da Escola no município”. Segundo ele, durante os oito anos de trabalho, a Escola de Pais em Caçador contava com a participação de aproximadamente 20 famílias, atendendo também os municípios de Rio das Antas, Videira e Fraiburgo.

“Tínhamos um roteiro de trabalho encaminhado pela unidade central. Seguíamos toda uma metodologia, com a realização de palestras e outras atividades para pais e filhos, com o objetivo de preparar a família, pois é através dele que teremos um mundo melhor”, destaca. Recentemente, Busato foi homenageado em Videira pela importante colaboração na criação daquela seccional.

AI/Redação24Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...