Videira – A pequena Sabrina Oliveira, de 7 anos, aluna da Escola Pólo Municipal São Pedro de Videira era uma das mais felizes durante a primeira aula de informática, no laboratório entregue oficialmente, nesta semana, pelo secretário Municipal de Educação de Videira – Roberto Maraschin Primo. “Estou muito feliz porque agora será mais fácil conhecer e aprender sobre vários assuntos”, apontou a estudante.
Assim como Sabrina, mais 70 alunos que frequentam da pré-escola a 4ª série do Ensino Fundamental, na Escola Rural de São Pedro, serão beneficiados pelo laboratório de Informática equipado com microcomputadores e impressora, recebidos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) Rural.
Segundo Maraschin Primo o laboratório é composto por cinco computadores, monitores LCD, impressora jato de tinta, wirelles, Linux Educacional 2.0 e têm garantia de 3 anos. O mobiliário também é fornecido pelo MEC e a infraestrutura é de responsabilidade da Prefeitura de Videira, que também viabiliza a instalação de Internet no local. “A informática é um importante instrumento, que vem auxiliar o professor na aplicação de técnicas inovadoras para a solução de problemas educativos, garantindo um ensino de qualidade, adequando-se às necessidades e à realidade dos educandos”, aponta o secretário.
Para a professora Maridalva Consoni que há 25 anos atua no magistério, a iniciativa é bem vinda, porque vai incluir digitalmente as crianças da área rural e auxiliar na preparação das aulas com pesquisas, leituras diversificadas e aprendizado constante. “Esse laboratório é um estímulo a mais para essas crianças que em sua maioria nunca teve contato com o mundo virtual. Será uma nova fase para o aprendizado em nossa escola”, disse a professora.
O Proinfo é um programa educacional criado pelo Ministério da Educação para
promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. A Secretaria Municipal da Educação fez a adesão ao Proinfo, que é um compromisso do município com as diretrizes do Programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Além da Escola Pólo São Pedro, as escolas Paulo Penso e Fidélis Fantin já foram beneficiadas pelo programa. Em breve os laboratórios devem ser entregues às escolas Caic- Criança do Futuro e Vilson Pedro Kleinubing. “A inclusão digital é um dos itens preconizados no Plano de Governo de Carelli e Dr. Jorge que estamos cumprindo, e a instalação desses laboratórios e mais um passo em direção à qualidade do ensino em nosso município”, finalizou Maraschin.
Fonte: Assessoría de Imprensa