Criciúma – Aulas de inglês para alunos que frequentam as turmas do 1º ao 5º ano na rede municipal de ensino de Criciúma tem sido a novidade de quatro escolas que funcionam com currículo integrado. São elas as escolas Linus João Rech, no bairro Paraíso; Vilson Lalau, no Cristo Redentor; Acácio Alfredo Villain, no Montevidéo e Carlos Gorini, no São Marcos.
Para a secretária do sistema de Educação Olnete Regina Bez Fontana, a introdução da língua estrangeira é uma forma de trazer crescimento para todos e uma forma de executar o desenvolvimento integral do educando. “As escolas que atendem em tempo integral precisam estar preparadas pra receber os alunos com conteúdos que estimulem a criatividade e o interesse da criança para permanecer por oito horas na escola. As aulas de inglês têm como característica principal ser um atrativo para as crianças”, disse.
A gerente pedagógica, Marlene Pires Amorim, explica que o currículo é desenvolvido para organizar, dinamizar e contextualizar cada disciplina aplicada em sala de aula. Ela conta que a integração das atividades é feita de uma maneira que permite um horário para as disciplinas comuns como, por exemplo, português, história e geografia e outro para as diversificadas, que englobam hip-hop, letramento, dança, canto-coral, xadrez e capoeira. “Nosso trabalho é organizar tudo simultaneamente a partir do Projeto Político Pedagógico. Este é um aspecto diferencial que atende alunos do 1° ao 5° ano, com professores habilitados. Esta é uma forma de aprender outra língua e favorecer um maior desenvolvimento intelectual da criança”, relatou a gerente.
Para a coordenadora de Língua Portuguesa e Inglesa, Ivana Beatriz dos Santos, o acesso mais cedo facilita o aprendizado. “Essa disciplina é a segunda língua mais usada, estamos começando o trabalho na idade adequada, pois quanto mais cedo à criança tiver acesso, assimilará com maior naturalidade”, destaca a coordenadora.
Os professores de Língua Inglesa dos anos iniciais passarão em breve por uma capacitação que tem como objetivo desenvolver atividades que criem contextos relevantes para a prática da compreensão do inglês, da produção e da expressão oral e escrita, bem como aperfeiçoar os métodos de ensino para as crianças.
Milena dos Santos
Foto: Lucas Sabino
UNOPressPress