Florianópolis – O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, afirmaram, na manhã de hoje (22), em Biguaçu, o compromisso do governo estadual de liberar R$ 2,5 milhões para a conclusão das obras externas do hospital municipal.
O hospital de Biguaçu, construído em parceria com a Organização Mundial da Família, tem 131 leitos – dos quais 21 são de UTI neonatal, 12 são de UTI pediátrica e oito de UTI adulto. A construção está quase toda concluída. Faltam apenas algumas readequações, cujo projeto, explica o superintendente de Saúde de Biguaçu, Heron Pereira, já está aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado. O hospital de Biguaçu começou a ser construído em 2010 e a previsão do prefeito José Castelo Deschamps é de que no início do segundo semestre comece a operar.
Satisfeito com o andamento da obra, o vice-governador se disse “impressionado” com a unidade de saúde, que classificou como ampla e com vocação pré-definida: atender baixa e média complexidade, com prospecção de se tornar um hospital regional, com atendimento para toda a Grande Florianópolis. “O Estado está estabelecendo prioridades. E na Saúde a prioridade são os hospitais”, reiterou Pinho Moreira.
“É muito importante que o Hospital de Biguaçu dê um reforço para as cirurgias eletivas, para diminuir a demanda reprimida”, afirma o secretário Dalmo de Oliveira, ao explicar que a unidade de saúde terá plenas condições de atender casos de emergência com baixa e média complexidade. “O hospital fará atendimento clínico, serviço de pronto atendimento e vai ter algumas especialidades cirúrgicas, como urologia e ortopedia”. O hospital conta com três salas cirúrgicas e duas obstétricas.
Ana Paula Bandeira
UNOPressPress