Criciúma – A secretaria de Educação irá oportunizar aos 14.735 alunos da rede municipal de ensino o acesso a livros de literatura durante a 5ª edição da Feira do Livro de Criciúma, que ocorre de 6 a 14 de agosto, na praça Nereu Ramos. Os estudantes receberão um bônus no valor de R$ 5,00, em formato de ticket, para a aquisição de exemplares, que serão vendidos ao preço de 1,00 (somente para alunos da rede). Professores também receberão um bônus no valor de R$ 10,00.
Segundo a secretária de Educação, Roseli de Lucca Pizzolo, a promoção tem como objetivo incentivar os alunos a leitura. “Nosso objetivo é promover a leitura e dar oportunidade aos estudantes na aquisição de livros, fazendo com que ampliem seus conhecimentos”, disse Roseli. Além oferecer os bônus e disponibilizar os descontos das publicações, o governo vai oferecer, de graça, o transporte dos alunos.
De acordo com a Fundação Cultural de Criciúma (FCC), para esta edição, está confirmada a presença do músico e escritor Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Havaí, autor de três livros, o último com o título: "Pra Ser Sincero", que narra a trajetória do grupo. Serão realizados debates sobre literatura infantil e sul catarinense, cinema, vídeo, comunicação, teatro e dramaturgia.
Durante as tardes, o público poderá participar das oficinas de arte com ilustrações, preservação e conservação em papéis, contação de histórias e exibição de filmes. Além disso, o estande da FCC estará aceitando doação de livros para serem encaminhados à Biblioteca Pública Municipal e para serem distribuídos nas próximas edições do projeto Leia e Repasse.
A abertura da 5ª edição da Feira do Livro de Criciúma está marcada para sexta-feira, dia 6, às 10h, com apresentação da Banda do 28º GAC e, logo após, um bate papo com o presidente da Câmara Catarinense do Livro, Salésio Costa.
Programação:
Todas as manhãs, um tema conduzirá a mesa literária com a presença de escritores convidados.
Diariamente, das 17h às 19h, serão realizadas apresentações artísticas culturais no palco.
Durante o evento, será feito o lançamento do Concurso Fotográfico Faustino Zappelini que tem como objetivo revelar artistas e difundir a arte da fotografia pela cidade.
AI/Redação 24 horas