Criciúma – A Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira sedia até o dia 10 de novembro, a IV Semana da Imprensa em Criciúma. Os diferentes jornais das mais diversas épocas que retratam a evolução da história da cidade e da região têm atraído os olhares do público.
Uma palestra com a professora e pesquisadora da pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) e da Universidade de São Paulo (USP), Maria José de Andrade da Silva, que realizou uma pesquisa com o desenvolvimento da cidade, sobre a extração do carvão será a atração da noite desta terça-feira (6).
Ela destaca que ao pesquisar e ao se deparar com a cidade ficou surpresa, pois ela imaginava um local arruinado pela herança carvoeira. “Quando cheguei aqui fiquei muito surpresa, pois a cidade não sofre as marcas desta atividade, pelo menos para quem chega e observa a forma física. Pareceu-me que Criciúma teria poucas décadas de história, pela sua evolução, mas é bem diferente”, destaca a pesquisadora.
Maria frisa que uma das bases para sua pesquisa foram os jornais, que retrataram o desenvolvimento de Criciúma, ano a ano, década a década.
Conforme o historiador e organizador do evento, Mario Belolli, após dez anos ele resolveu retomar o evento, pois tinha o desejo de homenagear o criador da rádio difusão do sul do Estado, José De Patta. “Conheci o José, era um amante da música, foi ele quem trouxe o rádio para a cidade. Esta homenagem para ele, justo no ano em que marca o seu centenário é muito importante para a cultura da cidade”, destaca Belolli.
O organizador ressalta que os jornais, pôsteres que estão expostos não são apenas exposições, mas sim a história da cidade retratada em folhas de jornais. Para ele, a imprensa é um dos principais formadores de opinião, além de participar diretamente nas evoluções e na construção da história.
Além da palestra com o tema “A Produção do espaço Urbano de Criciúma e seus Agentes de Transformação”, nesta quarta-feira (7) tem o lançamento do livro “De Criciúma para o mundo”, de Glaucia de Oliveira Assis, na Livraria Fátima, às 14 horas. Mais detalhes da programação podem ser obtidos no endereço www.fundacaoculturalcriciuma.com.br
Tiago Maciel
UNOPressPress