Maior feira náutica do Sul faz parceria com o SEBRAE/SC para apresentar o trabalho de ponta das pequenas empresas do ramo, além das grandes marcas.
Pela primeira vez na Ilha de Santa Catarina, a maior feira de negócios náuticos do Sul já tem data para ocorrer. A Exponáutica, que até o ano passado ocorria em Biguaçu, na Grande Florianópolis, vai expandir seus espaços e seu potencial de movimentação econômica com uma nova versão do evento, agora, na Capital catarinense. Será de 27 a 30 de março de 2014, no complexo do Centro de Convenções CentroSul, às margens da Baía Sul. Entre as novidades do setor náutico, a feira também abre espaço para os fornecedores de menor porte da indústria catarinense.
Em sua quinta edição, a Exponáutica se consolida no calendário das principais feiras náuticas da América Latina e está ampliando sua estrutura para abrigar o aquecido mercado de embarcações e outros bens de consumo, cada vez mais requisitados. Segundo o relatório Indústria Náutica Brasileira de 2012, encomendado pela Associação Brasileira de Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o Brasil hoje tem uma frota de cerca de 70 mil lanchas e veleiros. A região Sul tem o segundo maior número de embarcações, cerca de 25% de todo o território brasileiro.
Apoiando-se neste pulsante mercado, a Exponáutica espera aumentar ainda mais este público consumidor e oferecer as novidades “top de linha” produzidas no Brasil e fora. No complexo adaptado para a feira, as marcas do segmento náutico ganharão um espaço exclusivo para expor as embarcações. Lanchas, motos aquáticas, iates, veleiros, entre outros “brinquedinhos” terão um pavilhão voltado para exposição, prospecções e negociações.
Na edição passada, em novembro de 2012, a feira movimentou mais de R$ 15 milhões. E com este aquecimento nas negociações, os estaleiros catarinenses têm conseguido investir mais em sua produção e já ocupam a segunda posição entre os polos náuticos do Brasil. São Paulo está na primeira posição.
Os pequenos também têm vez
Segundo o último levantamento do Sebrae/SC, através do projeto Sistema de Inteligência Setorial (SIS), Santa Catarina se tornou o segundo maior produtor de barcos de lazer do Brasil. Para valorizar ainda mais a produção catarinense no segmento, além dos grandes estaleiros já consolidados no mercado nacional e internacional, os pequenos produtores também terão espaço dentro da Exponáutica.
A organização do evento acaba de fechar parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de Santa Catarina (Sebrae/SC) para que as empresas de menor porte do ramo náutico também estejam presentes. Serão seis estaleiros de pequeno porte da região da Grande Florianópolis e mais quatro empresas que fazem parte da cadeia produtiva do setor náutico.
Mercado de luxo no Espaço dos Sonhos
Atraindo um público com forte potencial financeiro, o evento também passa a oferecer o Espaço dos Sonhos, com carros e motos de luxo e esportivas, imóveis de alto padrão, aeronaves e serviços segmentados. Serão ao todo 14 mil metros quadrados à disposição de empresas nacionais e internacionais. A estrutura do evento ainda contará com uma “área molhada”, onde as embarcações serão expostas ancoradas no deck anexo ao CentroSul, à margem da Baía Sul. Performances e competições náuticas também estão previstas na programação.
A Exponáutica também terá uma praça de alimentação assinada pelo Buffet Styllus do Chef Leno Dürrewald durante todo o período, e já recebe propostas de expositores e apoiadores. Mais informações pelo e-mail bananas@exponauticasc.com.br ou pelo telefone (48) 9629-7898.