Balneário Camboriú – A Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú comunica que existe cerca de 790 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família que não cumprem as condicionalidades para receber o benefício, ou seja, elas não foram localizadas, ou não realizaram o acompanhamento, ou fizeram um acompanhamento parcial – de janeiro a junho de 2009.
As condicionalidades são os compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos para que elas continuem a receber o benefício do Bolsa Família.
De acordo com a nutricionista responsável pela Condicionalidade da Saúde do Programa Bolsa Família Cristina Bardini, as famílias que descumprem essas condições foram descritas em um relatório encaminhado a Gestora do Programa Bolsa Família, Edna Regina Matos – que atende na Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social – localizada na rua 2000, nº 1380 (Antiga Câmara de Vereadores).
“É provável que o benefício dessas famílias seja bloqueado, dessa forma caso haja algum problema com o beneficio de alguma família orientamos a comparecer na Secretaria citada para orientações e atualização de cadastro”, alerta.
Hoje, 992 famílias recebem o auxilio no município, para essas pessoas continuarem a receber é necessário seguir algumas condicionalidades nas áreas da Educação, Assistência Social e Saúde. No caso da saúde, essas famílias devem ter um acompanhamento do calendário vacinal, do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, além do pré-natal das gestantes e acompanhamento das nutrizes na faixa etária de 14 a 44 anos.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, as condicionalidades do Programa Bolsa Família têm o objetivo de garantir que as famílias beneficiárias tenham acesso aos serviços básicos de saúde e educação.
Mais informações pelo telefone (47)3261 6245, com a nutricionista responsável pela Condicionalidade da Saúde do Programa Bolsa Família, Cristina Bardini. Dúvidas no Setor de Comunicação Social, no telefone (47) 3261 6254.
Fonte: Assessoría de Imprensa