Balneário Camboriú – As 14 fanfarras municipais de Balneário Camboriú, já estão afinadas para fazer bonito no desfile cívico do Sete de Setembro. Em passos acelerados, os cerca de 700 integrantes das fanfarras, quase que diariamente participam de ensaios que tem uma hora de duração.
Celso Paulo Amorim tem 29 anos de experiência com fanfarras, este ano, ele estréia como coordenador. O professor diz que está muito motivado para trabalhar com os alunos. Isso se dá em decorrência do limite mínimo de estudante por fanfarra. “Já tivemos 160 alunos em uma única fanfarra. Neste ano distribuímos este número. Agora são no máximo 50 jovens por fanfarra”, comenta. O profissional da música revela que, com a mudança, os alunos, com faixa etária de 10 a 16 anos, trabalham com uma estrutura melhor, e que o ambiente de ensaio e apresentação fica mais organizado.
Atualmente, o município conta com 14 fanfarras. As escolas dos bairros Barra, Vila Real e Nações, cada um possui quatro. No Centro tem uma, da Escola Vereador Santa. A outra fanfarra é da escola da rede estadual Presidente João Goulart. São aproximadamente 900 instrumentos musicais. Repiques, caixas, maracanãs, surdos, pratos, cornetas e trompetes fazem parte doa cervo do município. E para o desfile cívico de 2009, uma novidade chega para enriquecer ainda mais as fanfarras. A prefeitura adquiriu 16 liras. Todos estes instrumentos são encarregados de dar vida ao compasso das fanfarras.
Celso acrescentou também, que todos os instrumentos foram reformados neste ano. E sem nenhum custo para a administração pública. Foi investido apenas em acessórios. Todas as escolas foram beneficiadas com os mesmos tipos de instrumentos. Sem privilegiar nenhuma escola em especial, revela o professor.
Bruno Virtuoso tem apenas 18 anos, mas já assume uma responsabilidade de muita valia dentro das fanfarras. Ele trabalha como instrutor-voluntário. Ó jovem diz que começou muito cedo seu contato com a música. Aos 12 anos já tocava bateria. Na seqüência entrou para uma das fanfarras do município onde desempenhou a música através do repique. Com o nítido talento precoce, Bruno que estuda na rede municipal de ensino a nove anos, se diz honrado com seu cargo. O músico também é integrante de uma banda de Rock and Roll, a Let Motiv.
“Eu não esperava que fosse tão gratificante. O contato com os integrantes das fanfarras me faz voltar a ser criança”. Bruno se refere a pouca idade dos jovens. Ele afirma que eles desempenham papel fundamental dentro das fanfarras. Os desfiles acontecerão no bairro da Barra e na Quarta Avenida. .
Fonte: Assessoría de Imprensa