Alunos vão se apresentar em nova edição da Feira de Natal de Penha, a “Natáli”; ensaios acontecem no auditório da Educação
Penha – O Projeto Musicar – ação educacional da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Penha voltada à formação cultural dos estudantes da rede municipal, em horário de contraturno escolar – iniciou os ensaios do repertório natalino com os mais de 60 integrantes. De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura de Penha, professora Cida Aparecida Correia, os treinos já se intensificam desde o final de agosto, visando a participação em mais uma edição da Feira de Natal de Penha, a Natáli, que acontece em dezembro.
A professora de música Luciane Pereira está treinando as crianças nas modalidades de flauta, violão, lira e percussão, com participação de Beto Leite e Nilson Dilo de Souza. A maioria das canções é do repertório internacional, mas Luciane lembra que há várias canções natalinas internacionais já com versões nacionais. “A princípio, estamos ensaiando seis canções”. Os alunos participantes têm entre 8 e 15 anos de idade.
Luciane também informa que está em fase de ensaios uma coreografia com uma dança natalina, a qual ocorrerá em torno da árvore de Natal. Essa dança também será apresentada durante a Natáli, prevista para novamente acontecer na Praça Expedicionário Ignácio Ferreira Crispin, em frente à Igreja Matriz, em período e horários a serem definidos.
Atualmente, o Projeto Musicar segue com mais de 60 alunos participantes. Suas ações compreendem o Coral Municipal, a Fanfarra Municipal de Penha (Famupe) e o Grupo de Dança Municipal, além da própria formação musical propriamente dita, oferecida no auditório da Secretaria de Educação, na Rua José João Batista, centro.
Felipe Franco/UNOPress