domingo, dezembro 22, 2024

Ferrovia da Integração em SC (Chapecó – Itajaí) terá contratação do projeto até Junho/2012

Florianópolis – O ministro dos Transportes, Sergio Passos, participou na manhã desta quarta-feira, 27, do XI Congresso Catarinense de Municípios, evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Passos confirmou que o projeto de viabilidade técnica para a construção da Ferrovia da Integração (Chapecó-Itajaí) será contratado até junho deste ano. O projeto é que vai decidir qual será o trajeto da ferrovia, que passará pelo Vale do Itajaí ou por Mafra.

 

Para o deputado estadual Dirceu Dresch (PT), que coordena a Frente Parlamentar Catarinense das Ferrovias, a confirmação feita pelo ministro é positiva e desmente a afirmação secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Colombo, Paulo Bornhausen de que a obra da ferrovia teria sido excluída do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC-2). “A Ferrovia da Integração vai sair, é decisão do governo federal. Falar em estadualizar a obra é piada de mau gosto. É uma obra de longo prazo, que será construída para garantir o desenvolvimento futuro de Santa Catarina.”

 

Quatro novas ferrovias em SC

 

Dresch informa que Santa Catarina está contemplada com quatro projetos ferroviários, envolvendo PAC e o novo Plano de Concessão de Ferrovias “São obras que vão fazer de Santa Catarina o estado com melhor infraestrutura de transporte ferroviário no Brasil. Essa nova estrutura vai contemplar as nossas necessidades logísticas de transporte, fazendo a interligação férrea do interior ao litoral e integrando o estado aos centros produtivos de grãos.”

 

Projetos ferroviários federais para SC:

 

Recuperação e readequação da ferrovia que sai de São Paulo, passa por Mafra, Lages e Porto Alegre (RS) até o Porto de Rio Grande (RS). Obra incluída no programa de concessões de ferrovias.

 

Ferrovia saindo de Maracaju (MS), passa por Cascavel (PR) e chega até Mafra. Obra também incluída no programa de concessões de ferrovias.

 

Ferrovia da Integração (Leste/Oeste): liga Chapecó a Itajaí. O projeto de viabilidade técnica vai definir o trajeto.

 

Trecho da Ferrovia Norte/Sul – Sai de Panorama (SP), passa por Cascavel (PR), Chapecó e chega ao Porto de Rio Grande (RS). O projeto de viabilidade técnica também está a cargo da Valec.

 

Foto : Mauro Queiroz
UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...