Barra Velha – A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Barra Velha, juntamente com a Fundação de Turismo local, anunciam a abertura das inscrições para as candidata a rainha e princesas da 14ª Festa Nacional do Pirão. As inscrições podem ser feitas na sede da secretaria, na Praça Lauro Carneiro de Loyola (praça da lagoa), das 8h às 12h e das 13h às 20h, diariamente, até dia 25 de maio.
As inscrições valem para candidatas com 15 anos de idade ou mais. Neste ano, serão eleitas pela imprensa regional e estadual a rainha e duas princesas. O prêmio continua sendo um valor em dinheiro (a quantia ainda está sendo estipulada pela comissão organizadora), assim como a data da eleição, prevista para o final de maio ou começo de junho, com baile na Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha.
A presidente da Fundação de Turismo, Conceição Freitas, frisa que em 2010, além das associações e ONGs da cidade que quiserem inscrever candidatas, elas poderão novamente ser apontadas por estabelecimentos comerciais patrocinadores, como aconteceu em 2009, quando 15 candidatas disputaram o prêmio e a coroa. “É uma forma de estimular o surgimento de mais candidatas, e acirrar a disputa”, observa Conceição. Em 2010, quem passa a faixa é a rainha Jackie Moreira, eleita no ano passado, e as princesas Vanusa Gervásio e Slayne Santos.
Desde 1997, Peixe e pirão com sabores especiais
A Fenapir ou Festa Nacional do Pirão, como é conhecida, atrai milhares de pessoas à Barra Velha, sempre nos feriadões de 7 de setembro. O evento foi criado em 1997 pelo saudoso ator de novelas Fausto Rocha Junior, e pelo ex-prefeito Orlando Nogaroli (PMDB), a partir de ideia original do artista plástico Juarez Machado, em celebrar um dos pratos mais pitorescos da culinária litorânea catarinense.
Um dos principais atrativos da festa, é o concurso nacional do mais rápido comedor de pirão do Brasil. O local possui uma infra-estrutura que comporta shows e atrações culturais, exposições de artesanatos, praça de alimentação e locais com muitas brincadeiras e descontração, como dança de São Gonçalo e boi-de-mamão.
Toda essa conjugação entre gastronomia e festa tem razão de ser. Segundo o romancista e escritor Cláudio Bersi de Souza, de Penha, o peixe de Barra Velha tem um sabor original que não é igualado a outras cidades do litoral, talvez por influência de correntes marinhas. Bersi, que atuou como embarcado durante décadas e é autor de sucessos regionais como “Beijo na Tempestade”, “Muralhas de Água” e “Pirajá”, atesta esse diferencial de sabor.
Já o veterano advogado aposentado Helio Ramos Alvim, de Barra Velha, diz que o pirão, segundo antigos culinaristas e boas cozinheiras do litoral, pode ser preparado em até 55 formas diferentes. Barra Velha oferece pelo menos 20 destas opções durante a sua festa nacional. Em 2009, a festa bateu todos os recordes de público e recebeu elogios dos participantes, registrando 80 mil visitantes e shows expressivos com Papas da Língua, Rick & Renner, Roberta Miranda e Fernando & Sorocaba.
Foto : Cleiton Reinert
UNOPress