Iomerê – Iomerê vai ter novamente, neste ano, a sua tradicional Festa Julina. A confirmação do evento foi dada pelo prefeito Luciano Paganini nesta semana. Em 2014, ela será realizada nos dias 18, 19 e 20 de julho e promete belas atrações ao público visitante – que vem de toda a região e lota as imediações da igreja São Luiz Gonzaga, onde ela é realizada.
Algumas das atrações já estão definidas, mas a divulgação deverá ser feita somente no momento em que todas elas estiverem confirmadas. “A ideia central é trazer um show de bom porte e outros menores, de artistas da região Sul. Ainda estamos buscando essa grande atração e, assim que estiver consolidado, vamos informar a população”, destaca o prefeito, adiantando ainda que a estrutura será melhorada neste ano.
Além disso, a estrutura de barracas deverá ser ampliada para oferecer mais aos visitantes que vem a Iomerê. O aniversário de Iomerê, que será comemorado dia 20 de julho, deverá reforçar o fato de o município ser a capital catarinense da suinocultura, difundindo o alimento entre os visitantes, ao invés da realização do corte do bolo gigante, que neste ano não deverá ser oferecido.
Eventos Paralelos
A Festa Julina será apenas um dos eventos que irão acontecer em comemoração aos 19 anos de emancipação político-administrativa de Iomerê. Além dela, estão confirmados o Jantar Gastronômico, a escolha da Rainha do Município, o Baile Regional da Terceira Idade, o Campeonato Brasileiro de Quatrilho, e a realização de Ruas do Lazer. “Tudo isso para envolver a comunidade nesta comemoração”, explica o prefeito Luciano Paganini.
Segundo ele, a programação de eventos deste ano vai mais longe e contempla ainda a realização, nos meses posteriores à festa, da Mostra do Conhecimento, Encontro de Corais, Festival de Talentos, Festa do Leitão e a Semana do Natal em Família. “A programação está definida e pode, inclusive, ser ampliada. Queremos que a comunidade seja contemplada e participe conosco dos vários eventos que estão programados.
Arrancadão de Jericó
A realização do Arrancadão de Jerico também está confirmada, para o dia 20 de julho. Trata-se de uma competição única em todo o Brasil, que consiste percorrer um trajeto de 200 metros, morro acima, com os veículos de motor estacionário comumente usados na agricultura. Vence o jerico que chegar primeiro, passando para a fase seguinte e assim sucessivamente até chegar-se ao campeão.
O jerico ou tobata, é feito a partir do chassi de um carro pequeno, com carroceria de madeira. Ele desenvolve velocidade máxima de 40km/h e tem na força e durabilidade seus principais atributos. Na roça, é usado tanto para colher os produtos cultivados, quanto para levar as famílias à missa e, não raras vezes, é o único meio de locomoção delas.
“Promover este evento é valorizar os agricultores, seus costumes e também este companheiro de todas as horas”, explica a presidente da CCO da Festa Julina, Maria Colissi. Paralelamente ao Arrancadão, deverão ser promovidos outros eventos, como campeonato de som automotivo e exposição de carros antigos, no largo da igreja matriz de Iomerê.
A Festa Julina
As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores. “É um dos mais importantes eventos da nossa cidade e nunca poderia ter sido legada ao esquecimento. Realizá-la, é valorizar a cultura dos iomerenses”, afirma o prefeito Luciano Paganini.