Joinville – O ano de 2010 chega ao final e o Instituto Festival de Dança de Joinville faz um balanço positivo das atividades realizadas nos últimos 12 meses. Além do Festival de Dança de Joinville, realizado de 21 a 31 de julho, considerado o maior e melhor de todos os tempos, outros eventos contaram com a realização ou apoio do IFDJ, com o objetivo de consolidar Joinville como Cidade da Dança. E já de olho em 2011, estão abertas, desde novembro, as inscrições para a 29ª edição do maior festival de dança do mundo pelo site www.festivaldedanca.com.br .
Com mais de 6.500 participantes, o Festival de Dança 2010 foi considerado um grande sucesso na área artística e técnica. Foram mais de 240 horas de espetáculos por toda a cidade atingindo um público de 230 mil pessoas em praças, shoppings, hospitais e no palco do Centreventos Cau Hansen e Teatro Juarez Machado. Destaque para a atriz e bailarina Cláudia Raia e o espetáculo “Pernas pro Ar”, na Noite de Abertura.
Outras ações realizadas pelo IFDJ em 2010 com o objetivo de consolidar a imagem de Cidade da Dança movimentaram diversos segmentos de Joinville, como exposições temáticas no Espaço da Dança, no Mercado Municipal, a Mostra de Dança de Joinville, cujos espetáculos foram produzidos especialmente para a ocasião. Além deles, o Dia das Crianças, uma festa com muita dança, teatro e brincadeiras e guloseimas para a garotada teve a realização do Instituto. Todas estas iniciativas estão previstas também para o próximo ano.
E o Festival de Dança de 2011 já começou. Desde novembro estão abertas as inscrições de grupos para a Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos, que vão até 30 de março. Já a Mostra Contemporânea recebe inscrições até 22 de fevereiro. Os grupos devem acessar o site do Festival, ler o regulamento e seguir os passos para concluírem o processo. O Festival será realizado de 20 a 30 de julho.
Para 2011, a exemplo deste ano, além do desafio em organizar um Festival de Dança ainda maior e melhor em termos de qualidade técnica e artística, o IFDJ, em parceria com a Associação dos Grupos de Dança de Joinville promoverá seis edições do “Dança Joinville”, realizado a cada dois meses na Escola do Teatro Bolshoi, onde os grupos locais apresentam seu trabalho em uma noite cheia de cor e diversidade cultural.
E como em Joinville ninguém erra o passo e todo mundo entra na dança, foram lançadas em dezembro as inscrições para o Empresa Dança, um concurso de dança de salão entre funcionários de todos as áreas de atuação econômica de Joinville e região, visando a integração e confraternização por meio da dança, que é ainda um forma de os empresários oferecerem qualidade de vida aos seus colaboradores. Serão três meses de aulas de dança e no mês de maio, a grande final, realizada na tradicional Sociedade Harmonia Lyra, onde serão conhecidos os três melhores casais, vencedores das viagens para Buenos Aires, Porto Seguro e Rio de Janeiro.
O Festival de Dança de Joinville, o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guinness Book, prepara-se, juntamente com a comunidade joinvilense e todos os amantes da dança para fazer um evento grandioso em 2011, pois em 2012 a promessa é de uma festa majestosa em comemoração aos 30 anos desta, que é uma das maiores celebrações artísticas e culturais do planeta.