domingo, dezembro 22, 2024

Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib)

Blumenau – O 17º Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib) contará com a apresentação de oito espetáculos. A organização recebeu a inscrição de 50 grupos e selecionou representantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. O festival está programado para o período de 23 a 30 de agosto, na Fundação Cultural de Blumenau e no Teatro Carlos Gomes. A finalidade é difundir o teatro infantil para a infância e juventude.

Participaram do processo de seleção Teresinha Heimann (idealizadora dos festivais e mestre em Educação em Blumenau), Patricia de Borba (Pita Belli, docente do curso de teatro da Furb) e Romualdo Luciano Sedrez (Pepe Sedrez, diretor de teatro da Cia. Carona). Os critérios de avaliação dos espetáculos inscritos foram estabelecidos no edital nº 0032013: qualidade dos elementos do espetáculo (texto, direção, atuação e estética); coerência entre a proposta de direção e realização; priorizar espetáculos que valorizem a inteligência e capacidade de compreensão da criança; prioridade de espetáculos que não sejam meras cópias de produções televisivas e cinematográficas; contemplar uma diversidade de linguagens; na medida do possível atender a diversidade regional; e adequação aos espaços oferecidos pelo festival.

Espetáculo: A Bruxa Malabé
Autor: Ana Luiza Gentil
Cia. Cornucópia de Teatro, Ribeirão Preto (SP)
Duração: 45 min
Faixa etária: a partir de 4 anos
Direção, cenografia, figurino, iluminação: Dino Bernardi
Produção: Renata Torraca

Sinopse: Uma mulher e seus cinco filhos viviam num vilarejo distante a recitar versos e a cantarolar canções. Decidida a ir até o mercado, a mãe parte para a cidade e deixa as crianças sob a tutela dos vizinhos, que caem facilmente nas traquinagens da Bruxa Malabé. A malvada, que com seu horrível bastão transforma crianças em trecos e cacarecos, consegue persuadir os pequeninos, enfeitiçando-os com sua magia. Antônia vira chaleira, João um penico! A mãe será guiada por “um pássaro falante e de fala tão vibrante” para encontrar os filhos e tentar recuperá-los, antes que Malabé parta para outras bandas.

Espetáculo: A Cozinheira, O Bebê e a Dona do Restaurante
Autor: Ademir de Souza
Companhia do Gesto, Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 60 min
Faixa etária: para todas a idades
Direção: Luís Igreja
Produtora e operadora de som: Ana Carina Melo dos Santos

Sinopse: em cena, duas mulheres. A dona do restaurante e a cozinheira (patroa e empregada) vêem sua rotina de trabalho e sua relação cotidiana transformadas pelo aparecimento de um bebê. A ação ocorre na cozinha de um restaurante, com as duas mulheres divididas entre atender os clientes, cozinhar e cuidar do bebê. Tudo regido pela enigmática figura de um maestro-sonoplasta, que executa as sonoridades em sincronia com a movimentação das atrizes.

Espetáculo: A Fantástica Baleia Engolidora de Circos
Autor: Alvaro Assad
Cia Frita, Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 50 min
Faixa etária: a partir de 6 anos
Direção: Alvaro Assad
Produção: Érika Freitas, Mariana Rabelo e Raquel Theo

Sinopse: a impressionante história de uma baleia engolidora de circos e a saga das três palhaças que foram lançadas goela abaixo e precisam sobreviver dentro da barriga da baleia. Surpreendente e hilária aventura contada totalmente sem palavras. Uma enchente provoca a inundação de uma cidade. De forma inusitada surge uma enorme baleia que surpreendentemente engole de uma só bocada um pequeno circo. E lança goela abaixo seus artistas e aparelhos. Surge, então, a visão de dentro da baleia que vive a navegar pelos sete mares sem desconfiar que nela vivem três seres do circo engolidos. Três artistas do circo que levam a vida e cotidiano no interior do animal convivendo com os seus desejos e com o cotidiano surreal de esperar pela próxima mordida e suas surpresas. A pesquisa do universo das reprises e gags (piadas) clássicas do circo são o mote e cerne de construção do roteiro de movimentação desse espetáculo. Agregar um espaço cênico surreal como o interior de uma baleia e suas inusitadas possibilidades é campo fértil para a construção cênica.

Espetáculo: Cantos de Encontro
Autor: Naira Carneiro
Cia os Buritis – Teatro de Danças, Brasília (DF)
Duração: 50 min
Faixa etária: a partir de 3 anos
Direção: Naira Carneiro

Sinopse: Cantos de Encontro é um espetáculo encenado com muita música, cantos e histórias para toda a família. É o espaço de encontro e apresentação de quatro instrumentistas que trazem nas suas músicas (arranjadas para violão, viola, flauta transversal, sanfona, pífano e percussão) histórias, personagens e bonecos para encantar o público de todas as idades. As músicas falam dos instrumentos tocados em cena, dos instrumentistas e sua relação com a música, conta sobre personagens de mundos distantes.

Espetáculo: Estórias Brincantes de Muitas Mainhas
Cia. do Abração, Curitiba (PR)
Duração: 50 min
Faixa etária: a partir de 4 anos

Sinopse: embasado em obras nacionais, o Grupo de Pesquisa e Encenação Cia. do Abração, fundamentado nos princípios sócio-construtivos que norteiam sua pesquisa, propõem a realização de um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias e abstração e manipulação de objetos. O foco temático apresentado na peça é a relação entre mães e filhos, as diferentes relações que se podem estabelecer neste mesmo binário, ressaltando o respeito pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja mãe ou filho. Três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias, um para o outro e, do seu jeito, trarão ao espectador alguns contos da literatura nacional, dirigidos à criança. Os contadores, divertidos e ingênuos velhinhos, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e faz-de-conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, isto é, objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres, também têm mães. Concluem como podem ser diferentes e ao mesmo tempo semelhantes a nós nas diversas relações entre mães e filhos: tudo quanto a imaginação e a sensibilidade de uma criança podem permitir. Um trabalho de sensibilidade e delicadeza feito para todas as crianças, de todas as idades, inclusive, aquelas dentro de cada um.

Espetáculo: O Flautista de Hamelin
Autor: lenda germânica (releitura)
Grupo Trip Teatro de Animação, Rio do Sul (SC)
Duração: 40 min
Faixa etária: Para todas as idades
Direção: Paco Parício

Sinopse: dois artistas medievais saem pelas ruas empurrando uma pequena carroça, que aos poucos vai se transformando na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e sobre a importância de cumprir os tratos feitos. Esse espetáculo é resultado de uma parceria com a companhia espanhola “Los Titiriteros de Binéfar” e foi patrocinado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultural, por intermédio do prêmio Edital Myriam Muniz/2007.

Espetáculo: O Mágico de OZ
Autor: Lyman Frank Baum
Grupo: Ciranda de Cena, Uberlândia (MG)
Duração: 52 min
Faixa etária: a partir de 3 anos
Diretor: José Luiz Calixto Pereira

Sinopse: Dorothy grita: “Socorro! Socorro!” Uma terrível rajada de vento desprende a casa de Dorothy do chão e a leva para um mundo encantado, conhecido como “O Mundo Mágico de OZ”. Dorothy vivia feliz com os tios até ser levada por um furacão a outro mundo. Na tentativa de voltar para casa ela sai à procura do grande OZ, o único que poderá lhe ajudar. Nesta busca, Dorothy depara-se com muitos perigos e desafios, ao mesmo tempo compreende o verdadeiro significado da palavra amizade. A aventura de Dorothy e seus amigos nos revelam que para conseguir o que desejamos basta olhar para dentro de nós mesmos.

Espetáculo: O Mistério da Bomba H
Autor: Antonio Hildebrando
Grupo Oriundo de Teatro, Belo Horizonte (MG)
Duração: 55 min
Faixa etária: a partir de 4 anos
Direção e produção: Ana Helena de Sousa Campos

Sinopse: em meio à visita de um famoso ator de televisão e a uma ameaça de atentado terrorista, no qual seria utilizada a terrível bomba H, entram em cena fãs histéricas, super-heróis, autoridades e malandros que, entre disfarces, amores impossíveis e perseguições, representam o embate entre frangos e perus que movimenta Galinópolis e seus habitantes.

Sérgio Antonello
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Seleção Brasileira: Problema dos Jogadores ou do Técnico?

A Seleção Brasileira de futebol enfrenta uma de suas...

Liderança Transformadora: Os 10 Melhores Prefeitos do Mundo

Pesquisa sobre os 10 melhores prefeitos do mundo destaca líderes que vão além das expectativas de seus cargo transformando suas cidades

Homem Casado e Sucesso Financeiro: Qual é a Relação?

A ideia de que homem casado têm mais sucesso...

O Que Darwin e Freud Diriam Sobre Amor e Paixão Hoje?

O amor e a paixão são temas que intrigam...