Joinville – Os dez fiscais da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) passaram por uma atualização de como procederem nas suas abordagens. O tema central da capacitação foi sobre resíduo da construção civil, empresas de coleta de efluentes sanitários e normas técnicas para constatar poluição sonora.
Por ser dever de todo grande gerador de resíduo dar destino correto ao material gerado, a fiscalização da Fundema vai atuar com mais exigência na necessidade da construção civil ter implantado no canteiro de obras um plano de gerenciamento de resíduo que deve priorizar a redução, reutilização, reciclagem e destino final para cooperativas de reciclagem locais licenciados.
A comunidade que gerar até um metro cúbico deve destinar nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do Vila Nova, Iririú, Costa e Silva, Paranaguamirim, que funcionam anexos às Secretarias Regionais.
Também foi abordada a necessidade dos transportadores de efluentes sanitários – empresas de limpa-fossas – estarem com seus cadastros ambientais em dia. Cada transportador de esgoto deve possuir um cadastro no órgão ambiental. Com isso, obtém um registro a ser exposto no caminhão, bem como, os lacres que só podem ser abertos pela Companhia Águas de Joinville quando o material é levado para a estação de tratamento.
Nas medições, os fiscais se atualizaram no que diz respeito às normais técnicas para constatar poluição sonora, como fazer a medição e locais a serem medidos e legislação. As abordagens dos fiscais do órgão ambiental devem ser realizadas com identificação de crachá ou colete. Em obras, há
necessidade de presença de responsável. Para o fiscal Luis Eduardo Mendonça o resultado da atualização é positivo. "Temos condições de agir mais corretamente porque dispomos das informações técnicas corretas".
A capacitação foi realizada nesta quarta-feira, dia 10, na sede da Fundema, pelo engenheiro ambiental Rafael Ribeiro.
Fonte: Assessoria de imprensa