Rio Negrinho – Com o objetivo de promover a integração social, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e, principalmente, qualidade de vida, foi lançado na noite desta terça-feira, dia 17, o Dia do Desafio 2011 em Rio Negrinho. A cerimônia aconteceu no Centro de Excelência Evaristo Stoeberl e reuniu aproximadamente 60 pessoas. Também estavam presentes o secretário de Ações Governamentais, Ilson Schroeder, a secretária da Família e Desenvolvimento Comunitário, Janize Aparecida Neumann, o secretário de Habitação, Aldemir Tavares, a secretária da Educação, Fátima Alexandroni Masutti, e diversas entidades do município.
O diretor presidente da Fundação Municipal de Esportes e coordenador do evento, Orestes Schier, explicou a proposta do Dia do Desafio e instigou a participação e mobilização de todos na causa. Segundo Orestes, o Dia do Desafio é um ato simbólico de conscientização da importância de realizar atividades físicas.
Diversas atividades estão sendo preparadas a fim de mobilizar o maior número de pessoas no dia 25, quarta-feira. A abertura oficial das atividades acontecerá em frente a Prefeitura de Rio Negrinho, às 8h. Haverá uma concentração para a realização de atividades físicas acompanhadas por um profissional. Em seguida, os participantes farão uma caminhada pelas principais ruas do Centro da Cidade.
É a primeira vez que Rio Negrinho está participando do Dia do Desafio. O evento é promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) de Santa Catarina em parceria com as prefeituras. Os municípios participantes são convidados a disputar entre si quem mobiliza o maior número de pessoas. Neste dia, vale praticar durante pelo menos 15 minutos qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades. A premiação, porém, é apenas simbólica. Quem sai ganhando são os envolvidos.
A cidade Papelón, da Venezuela, foi a sorteada para competir com Rio Negrinho. A competição é realizada percentualmente ao número de habitantes de cada cidade.
Papelón fica localizada no Estado Portuguesa do país vizinho e tem pouco mais de 23 mil habitantes. Rio Negrinho tem uma população de quase 40 mil habitantes.
No total, 114 cidades de Santa Catarina estão participando da competição. Em 2010, 3.505 cidades de 20 países participaram do evento. Mais informações no site www.diadodesafio.com.br.