Xanxerê – O Folha do Alto Irani completa neste dia 02 de novembro, 28 anos de fundação. Desde 1982, ano em que o jornal iniciou, foram impressas 1.395 edições. Na época o sistema de montagem e impressão era tipográfico, sistema inventado por Gutemberg, em 1492, criador da imprensa por tipos.
Conforme o proprietário do jornal, o editor chefe, Rogério de Oliveira, para se concluir uma edição do jornal naquela época, no sistema tipografico, era necessário, após a elaboração das matérias pelos jornalistas, mais quatro dias para montar as páginas e imprimir. “Raramente era usado fotos nestes jornais, pois precisava enviar a foto para uma empresa em Florianópolis para fazer o ‘clichê’, processo de revelação da foto em uma chapa de alumínio”.
Oliveira salienta que gradativamente, a Folha do Alto Irani, acompanhou o desenvolvimento de novas tecnologias e a partir de 1986 começou a ser impresso com uma impressora off-set. As vantagens foram agilidade no processo de impressão e inclusão de fotos. “Em 1999, a partir de sua edição 639, o jornal absorveu as novas tecnologias digitais. A partir daí, com a aquisição de um plotter para pré-impressão, eliminamos o processo de revelação da página do jornal em fotolito, que era feito em uma sala escura”. Até este ano, as fotos eram tiradas com maquinas fotográficas com filme 35mm e o processo de revelação demandava um certo tempo. Com as maquinas digitais, agilizou-se o trabalho de editoração do jornal.
No ano 2000, o Jornal Folha do Alto Irani inicia a construção de sua sede própria para abrigar os departamentos de jornalismo, comercial e gráfica em uma área de quase 400m².
Foi no ano de 2003, no dia 27 de junho, edição nº 921, que o Folha do Alto Irani começa a ser impresso em cores. No inicio, as páginas coloridas eram impressas por terceiros e as paginas em preto e branco eram impressos no próprio jornal. Anos mais tarde, em 2006, com aquisição de uma nova impressora off-set, bicolor, o Folha do Alto Irani, tanto a parte colorida como PB, passou a ser impresso na própria gráfica do jornal.
De Semanário a Diário
No dia 13 de abril de 2010, em sua edição nº 1.264, o Folha do Alto Irani, deixa de circular semanalmente, para ter circulação diária. A direção do jornal contrata novos profissionais para incorporar aos que já estavam.
História
A Folha do Alto Irani teve seu inicio com um objetivo político. Em 1982, um grupo de pessoas, liderados por Eron Küster, Luiz Grisólia Gomes e Djalma Coutinho se reuniram para criar um periódico com a intenção de divulgar matérias dos candidatos a prefeito Rui Pimentel e candidato a vice, Rogério Gaio, ambos candidatos do extinto PDS – Partido Democrático Social. Eles disputavam as eleições municipais com Doilio Moscheta e Ari Bossini, também do PDS, algo que era possível na época. O PMDB tinha como candidatos Valdir Colatto e Luiz Vacaro e Alberto Michelin e Francisco Ferronatto. Os candidatos eleitos foram Doilio Moscheta e Ari Bossini.
O Jornal circulou em duas edições, no dia 02 de novembro e no dia 13 de novembro. Depois das eleições, não houve mais interesse, por parte dos sócios, de continuar com o jornal. Eles procuraram o radialista Rogério de Oliveira para que assumisse o Jornal. No comando de Oliveira, o jornal volta a circular no dia 25 dezembro daquele de 1982, período pós-eleições.
por Iunes Luiz Ferraz
UNOPress