Cerca de 130 educadores, de 17 municípios catarinenses e de sete Gerências Regionais de Educação estão participando, desde segunda-feira (13), em Florianópolis, da primeira etapa da Formação Continuada para Professores do Programa “ProJovem/Campo – Saberes da Terra”, em Florianópolis. O evento, que termina sexta-feira (17) e tem como local o Hotel Morro das Pedras, está sendo promovido pelo Instituto de Educação do Campo e Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.
“No total serão realizadas dez etapas do curso (com 360 horas), que tem como objetivo promover a formação de educadores e coordenadores, com base nos princípios políticos, pedagógicos e metodológicos adequados à realidade do campo”, declara o diretor de Educação Básica da Secretaria, Antônio Elízio Pazeto. Segundo o diretor, Santa Catarina tem como meta atender 800 jovens filhos de agricultores na faixa etária entre 18 a 29 anos.
O “ProJovem Campo – Saberes da Terra” tem desenvolver políticas públicas de Educação do Campo e de Juventude que proporcionem a oportunidade de escolarização em Ensino Fundamental para jovens agricultores e agricultoras excluídos do sistema formal de ensino.
A organização curricular de todo o Programa gira em torno do debate sobre “Agricultura Familiar” e “Sustentabilidade”. As técnicas Suzy Castro e Denise Nacari integram a coordenação do “ProJovem Campo” na Secretaria da Educação e fazem parte do grupo que está ministrando o curso. Os temas dessa primeira etapa são: “Desenvolvimento Sustentável e Solidário com Enfoque Territorial”; “Sistemas de Produção e Processos de Trabalho no Campo”; “Economia Solidária e Cidadania”, “Organização Social e Políticas Públicas”.
Fonte: Assessoría de Imprensa